O Senac Garanhuns deu início à 2ª edição do Arco Pela Vida, iniciativa que promove a sensibilização sobre a doação de sangue e de medula óssea. A primeira atividade foi um Ideathon, uma competição de inovação com estudantes dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, UTI e Auxiliar de Cozinha, que receberam o desafio de criar soluções para fortalecer a mobilização contínua dos municípios da V GERES em apoio ao Hemope de Garanhuns.
🧠 Desafio real, impacto social
“Como podemos incentivar, de forma criativa, sustentável e colaborativa, a doação de sangue e o cadastro de medula óssea, ampliando o engajamento comunitário e garantindo o abastecimento regular dos estoques do Hemope?” — esse foi o problema proposto aos estudantes. Segundo o coordenador do projeto, Leandro Teixeira dos Santos, a ideia é expandir a competição para equipes dos municípios no próximo mês.
🤝 Parcerias e expansão
Além do Senac e do Hemope, o projeto conta com o apoio do Sebrae e deve reunir outras instituições de Garanhuns e do Agreste Meridional. A programação está prevista para novembro, com atividades temáticas nas áreas de Saúde, Inovação, Idiomas, Gastronomia, Beleza e Gestão, todas realizadas na escola do Senac.
🏆 Reconhecimento nacional
O Arco Pela Vida foi um dos seis projetos do Senac Pernambuco reconhecidos com o Selo ODS Educação 2024, promovido pelo Instituto Selo Social, em parceria com o GT Agenda 2030 e a UNB 2030. O selo destaca ações alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade.
🗣️ “Cada projeto certificado pelo Selo ODS Educação é fruto da dedicação de nossas equipes e do impacto positivo que buscamos gerar em nossas comunidades”, afirma Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE. Outros 12 projetos da Faculdade Senac também foram reconhecidos.