O advogado-geral da União, Jorge Messias, natural do Recife, Pernambuco, está entre os nomes mais cotados para assumir a vaga deixada por Luiz Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A possível indicação vem ganhando força nos bastidores de Brasília e pode marcar a chegada de mais um nordestino à mais alta Corte do País. 🌵📜
🧑🏽⚖️ Perfil técnico e trajetória pública
Messias tem 45 anos e é reconhecido por sua atuação jurídica sólida e alinhamento com pautas sociais. Com formação em Direito, pela UFPE e com Mestrado e Doutorado pela UnB, ele tem experiência como assessor legislativo e consultor jurídico. Atualmente, ele ocupa o cargo de advogado-geral da União, sendo considerado um dos nomes de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 🤝
📍 Raízes pernambucanas e representatividade
Nascido em Pernambuco, Jorge Messias representa uma possível valorização da diversidade regional no STF. Sua indicação é vista como estratégica, tanto pela competência técnica quanto pela representatividade de grupos sociais e geográficos historicamente menos presentes na Corte. 🌎
Ele é torcedor do Sport 🦁⚽️
🔍 Temas que pesam a favor
- Proximidade com o presidente Lula
- Perfil evangélico, que pode facilitar aprovação no Senado
- Experiência jurídica em temas constitucionais e sociais
- Compromisso com inclusão e direitos fundamentais
🗣️ “Messias é maduro para a função”, teria dito Lula a interlocutores, segundo fontes próximas ao governo. A escolha oficial ainda não foi anunciada, mas o nome do pernambucano lidera as especulações.
📌 Outros nomes mencionados incluem o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, o ministro do TCU Bruno Dantas e o ministro da CGU Vinícius Carvalho, mas Messias aparece como favorito.
📍 Se confirmado, Jorge Messias poderá permanecer no STF até 2055, quando completará 75 anos — idade limite para aposentadoria compulsória.