Na última segunda-feira (6), a Câmara Municipal do Recife aprovou um requerimento da vereadora Liana Cirne (PT) solicitando ao prefeito João Campos (PSB) a implementação da Política de Tarifa Zero no transporte público da cidade. A proposta visa garantir acesso gratuito aos ônibus urbanos, ampliando o direito à mobilidade para a população.
📣 O que diz a vereadora
> “Outros 138 municípios brasileiros já colocaram em prática, de forma bem-sucedida, a tarifa zero. O Recife pode ser mais uma dessas cidades”, afirmou Liana Cirne.
Segundo a parlamentar, a medida representa a democratização do acesso à cidade, beneficiando especialmente quem não tem condições de arcar com os custos do transporte público. Ela também destacou que o Governo Federal está conduzindo um estudo de viabilidade econômica para a adoção da Tarifa Zero em todo o país.
📍 Referência em Maricá (RJ)
Liana citou o exemplo de Maricá, onde a política já foi implementada. Lá, houve redução no número de motocicletas e acidentes, aumento nas atividades de lazer e crescimento nas vendas do comércio local.