📍 Brasília (DF) — O Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, esteve na capital federal nesta quarta-feira (22) para cumprir uma série de agendas voltadas à ampliação da infraestrutura hídrica do estado. As reuniões envolveram representantes do Consórcio Nordeste, do Banco Mundial e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
🤝 Como coordenador da Câmara Temática de Segurança Hídrica do Consórcio Nordeste, Cirilo participou de um encontro com gestores dos nove estados da região para discutir um projeto cooperativo de financiamento de obras hídricas. A proposta prevê um contrato guarda-chuva financiado pela União, além de contratos individuais com o Banco Mundial.
🗣️ “São investimentos voltados para a segurança hídrica, especificamente. No caso de Pernambuco, estamos em fase de elaboração da carta-consulta”, explicou o secretário.
🌦️ Cenários climáticos e desafios regionais
Também em Brasília, Almir Cirilo e a chefe de gabinete Débora Mendes participaram da 7ª Reunião do Grupo Técnico de Acompanhamento do Nordeste (GTA Nordeste), promovida pela ANA. O encontro atualizou os cenários climáticos e hidrológicos da região e discutiu os desafios enfrentados pelos estados na operação e manutenção de reservatórios e infraestruturas hídricas.
💬 A reunião foi conduzida pelo superintendente Marco Neves e contou com a presença das diretoras da ANA, Ana Carolina Argolo e Cristiane Battiston, além de representantes de órgãos estaduais e federais.
🔗 O encontro foi encerrado com encaminhamentos que reforçam a integração entre as esferas estaduais e federais, e o compromisso de manter um diálogo contínuo entre as instituições envolvidas na segurança hídrica do Nordeste.