Fernando de Noronha — A madrugada desta segunda-feira (29/09) foi marcada por emoção e velocidade na 36ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). Dos 95 veleiros que partiram do Marco Zero no sábado (27), 88 já completaram a travessia de 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago paradisíaco.
🌊 Chegadas na Madrugada
Entre meia-noite e 6h da manhã, 40 embarcações cruzaram o Mirante do Boldró, com destaque para o João das Botas, que chegou nos primeiros minutos da madrugada, e o Khalifa I, que encerrou o turno às 05h08min.
🕊️ Cisne Branco Retorna à Refeno
Após dois anos, o icônico Navio-Veleiro Cisne Branco, símbolo da Marinha do Brasil e conhecido como a “Embaixada Brasileira no Mar”, voltou a participar da regata. A embarcação chegou na manhã desta segunda com a presença de autoridades como o Comodoro Altair Júnior, o Contra Comodoro Paulo Collier de Mendonça, o Diretor de Pesca Jerreneri Vital e Rafael Chiara, da Comissão de Regata.
🏁 Fita Azul e os Primeiros Colocados
- 🥇 Adrenalina Pura (PE): 17h47min — quarto melhor tempo da história e décima conquista como primeiro a chegar.
- 🥈 Maré XX (GO): 26h00min03s
- 🥉 Ohana 28 (RJ): 29h12min12s — apenas 21 segundos à frente do baiano Jahú 2 (BA), que fez 29h12min33s
- 🏅 Ventania (BA): pouco mais de 30h
- 🌍 Shamaness (AUS): 32h58min
A Refeno 2025 reafirma seu prestígio como uma das maiores regatas oceânicas da América Latina, reunindo velejadores de diferentes estados e países em uma celebração de resistência, estratégia e paixão pelo mar. 🌅
Quer saber mais sobre a Refeno e acompanhar os próximos resultados? Acesse: www.refeno.com.br 🖥️