A União dos Municípios da Bahia (UPB) encerrou o último trimestre (abril a junho) com um resultado financeiro positivo, reforçando seu compromisso com a transparência e a gestão eficiente. Durante a Reunião Trimestral de Prestação de Contas, a entidade apresentou um balanço que demonstra equilíbrio em caixa e investimentos de R$ 468.266,00 em estrutura física e aquisição de equipamentos.
O presidente da UPB, Wilson Cardoso, destacou a força institucional da entidade e o alto nível dos debates na reunião. "Nós tivemos 95% de participação da diretoria nessa reunião, com discussão de alto nível. Estamos preparados para defender os municípios baianos e mostrar, com transparência, o trabalho que está sendo feito com eficiência e uso da tecnologia", afirmou. Na ocasião, o regimento interno, o plano de cargos e salários, o ajuste do quadro de pessoal e a prestação de contas foram aprovados por unanimidade.
Principais avanços do trimestre
Entre os destaques do período, a UPB celebrou a economia de mais de R$ 971 mil para os municípios com a elaboração de 156 projetos de Engenharia e Arquitetura. A entidade também fortaleceu seu suporte direto aos gestores, com 1.513 atendimentos, capacitação de 257 servidores e apoio a 92 prefeituras na gestão de recursos federais. A sede da UPB recebeu 2.559 visitas técnicas de representantes municipais, além de 618 visitas de prefeitos e prefeitas.
Cardoso ainda anunciou novas propostas para aprimorar os serviços, incluindo a reforma do auditório e o desenvolvimento de uma plataforma digital com inteligência artificial para otimizar o atendimento às prefeituras. Outros temas estratégicos, como educação, serviços de empresas como Coelba e Embasa e medidas de enfrentamento à seca, também foram debatidos para articular soluções conjuntas com os municípios.