O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso, cumpriu uma agenda intensa no Sertão do São Francisco nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. Acompanhado por outros diretores da federação, ele visitou Petrolina e Lagoa Grande para estreitar laços com o setor produtivo e lideranças políticas da região.
A comitiva da FIEPE iniciou a visita com entrevistas à Rádio Rural FM e à Grande Rio FM, onde anunciou detalhes do Seminário de Gestão do Sertão do São Francisco e discutiu a preocupação do setor com a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. O tema também foi central em um encontro com Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS).
Em Petrolina, a comitiva inspecionou as obras de reforma e ampliação da Escola de Referência Empresário Rafael Coelho, do SESI. A expectativa é que as novas instalações, que incluem salas, laboratórios e quadras, sejam entregues até o final de setembro, ampliando a capacidade para 1.015 alunos.
No período da tarde, na Unidade Regional Sertão do São Francisco da FIEPE, Bruno Veloso participou de uma reunião do Conselho Regional. O encontro contou com a presença da prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, e do vice-prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Anselmo Gomes, e serviu para a FIEPE reforçar sua posição sobre a tarifa norte-americana e apresentar as ações e perspectivas da indústria pernambucana. "Uma indústria forte é estratégica para o país, já que está presente em todos os setores da economia", ressaltou Veloso.
Ainda em Petrolina, o presidente da FIEPE realizou a abertura da 6ª edição do Seminário de Gestão do Sertão do São Francisco, que reuniu mais de 420 pessoas no auditório da Univasf. O evento teve palestras de Rossandro Klinjey e Aléssia Saluára e foi descrito por Veloso como "um estímulo ao crescimento, à competitividade e ao desenvolvimento empresarial desta região".
O segundo dia da agenda foi dedicado a Lagoa Grande, onde a comitiva visitou a fábrica de sorvetes Quy Sorwetto e se reuniu com a prefeita Catharina Garziera e o ex-prefeito Jorge Garziera. Impressionado com o desenvolvimento da cidade, conhecida como a capital da uva e do vinho no Nordeste, Bruno Veloso se comprometeu a participar das mobilizações para a próxima edição da Vinhuva Fest, em outubro. "Sentimos que muitas parcerias serão realizadas, objetivando participar efetivamente dos projetos estruturadores de Lagoa Grande", concluiu.