O município de Buíque, no Agreste pernambucano, recebeu neste final de semana o Festival Pernambuco Meu País, evento que celebrou a cultura local e impulsionou o turismo na região. A programação, que começou na sexta-feira (1º) e seguiu até domingo (3), contou com mais de 100 ações culturais gratuitas e já foi um sucesso, com a rede hoteleira da região operando com mais de 90% de ocupação.
A governadora Raquel Lyra prestigiou o evento na sexta-feira, acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause. A gestora destacou o papel do festival em preencher uma lacuna no calendário cultural do estado após o ciclo junino. “Conseguimos lotar a rede hoteleira, os bares, restaurantes, movimentando o turismo e a economia em diversos municípios da região”, afirmou.
O festival, realizado pela Secretaria de Cultura e pela Fundarpe, reforçou seu compromisso com a economia criativa, tendo 88% das contratações feitas por edital público e mais de 90% dos artistas sendo pernambucanos. A programação musical no Pátio de Eventos de Buíque homenageou personalidades da cultura popular, como Manoel Eudócio, Severina do Coco e Mestre Salustiano.
O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, ressaltou o impacto do evento para a economia local e regional. “Com as grandes atrações, nomes da nossa cultura, atraindo públicos de diversos municípios, nós movimentamos não só a economia de Buíque, mas também das cidades vizinhas”, explicou. A prefeitura de Buíque projetou um público de 60 mil pessoas ao longo do final de semana.
Além dos shows, o festival promoveu a cidadania com o Rede PE, que ofereceu serviços e atendimentos da Funcultura, Detran, Secretaria da Mulher e outros órgãos estaduais. Para garantir a segurança dos participantes, mais de 340 profissionais, entre policiais militares, bombeiros e agentes da Polícia Civil, atuaram no evento, que também contou com a Operação Lei Seca.