terça-feira, 12 de agosto de 2025

Faculdade de Direito do Recife e Instituto dos Advogados de Pernambuco celebram 200 anos de história


A Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE) e o Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) celebraram, nesta segunda-feira (11), os 200 anos da fundação dos cursos jurídicos no Brasil. Em parceria, as duas instituições lançaram o Projeto 200 Anos da Faculdade de Direito, que prevê uma série de atividades comemorativas rumo ao bicentenário. O evento de lançamento aconteceu no Salão Nobre da Casa de Joaquim Nabuco, a partir das 18h30, com a presença de diversos convidados.

O objetivo do projeto é ressaltar a importância histórica e a tradição da Faculdade de Direito do Recife, uma das mais antigas e respeitadas do país, tanto no âmbito local quanto nacional.

Durante o evento, o diretor da FDR/UFPE, professor Torquato de Castro Júnior, e a presidente do IAP, Érika Ferraz, anunciaram uma novidade: a reinstalação da sede do IAP nas dependências da faculdade. A mudança, que já teve seus trâmites iniciados, marca um retorno às origens, já que o instituto funcionou na FDR por um longo período antes de ocupar sua sede atual.

“Formalizamos o retorno da sede do IAP para a Faculdade de Direito, num movimento de retorno às origens. Que seja bem-vinda de volta”, destacou Torquato. A presidente do IAP, Érika Ferraz, ressaltou a parceria histórica entre as instituições: “Temos uma história maravilhosa, pontuada de parcerias e essa decisão se constitui em um marco simbólico que reforça os laços entre a advocacia pernambucana e a tradição jurídica do Estado”.

Érika Ferraz lembrou a história do IAP, fundado em 11 de maio de 1851, sendo o segundo instituto de advogados mais antigo do Brasil, precedido apenas pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) de São Paulo. Ela destacou o papel importante do IAP no debate sobre valores e princípios constitucionais. O instituto é uma associação civil, sem fins lucrativos, que há 174 anos atua em prol da categoria.