A Prefeitura de Bezerros, em Pernambuco, deu um passo importante para continuar garantindo os direitos de crianças e adolescentes ao assinar o Termo de Adesão para a edição 2025-2028 do Selo UNICEF. A iniciativa, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, incentiva e reconhece os avanços de municípios que trabalham para melhorar a vida da população jovem.
A prefeita Lucielle Laurentino formalizou o compromisso no gabinete municipal, acompanhada por membros da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e secretários municipais. A adesão reforça o empenho da cidade em fortalecer as políticas públicas voltadas para o cuidado e proteção da infância e adolescência.
A nova edição do Selo UNICEF, que vai focar em 11 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), terá um olhar especial para a equidade étnico-racial, com ações direcionadas para crianças e adolescentes indígenas, quilombolas e negros. O programa prevê a designação de um mobilizador para cada uma das seis áreas sociais: saúde e nutrição; educação; proteção contra violência; água, saneamento, higiene e mudanças climáticas; proteção social; e igualdade étnico-racial.
Reconquista e Avanços na Proteção à Juventude
Vale lembrar que Bezerros reconquistou o Selo UNICEF em 2024, após ter perdido a certificação no período entre 2017 e 2020. Graças a um esforço conjunto e intersetorial da prefeitura e da comunidade, o município cumpriu uma série de metas e foi reconhecido por seus avanços, recebendo a certificação para o período de 2021 a 2024.
Com a nova adesão, a cidade se compromete a dar continuidade às ações já realizadas e a implementar novas políticas públicas para manter o Selo, reforçando o símbolo de um compromisso coletivo que busca promover um futuro mais justo e cheio de oportunidades para todos os bezerrenses.