sábado, 5 de julho de 2025

Programa Recife no Mundo leva 35 alunos e 10 docentes para vivências acadêmicas e culturais em universidades norte-americanas


Na manhã desta sexta-feira (4), o Aeroporto Internacional dos Guararapes foi palco de um momento inesquecível para 35 estudantes e 10 professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. Eles embarcaram rumo aos Estados Unidos para participar de intercâmbios acadêmicos e culturais promovidos pelo Programa Recife no Mundo, iniciativa da Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Educação.

O grupo de estudantes seguirá para a Iona University, em New Rochelle, na região metropolitana de Nova Iorque. Lá, eles participarão de um summer camp com foco no aperfeiçoamento da língua inglesa, vivências acadêmicas e imersões culturais. A programação inclui ainda visitas a pontos turísticos icônicos da cidade de Nova Iorque, ampliando o repertório cultural e pessoal dos jovens.

Entre os alunos, a expectativa é alta. “Foi um caminho árduo, tive que estudar bastante, mas valeu a pena. Eu espero viver experiências incríveis nessa viagem, aprender muitas coisas e vivenciar uma nova cultura”, contou entusiasmado Nauhan Nascimento Assunção, de 14 anos, estudante da Escola Doutor Rodolfo Aureliano, na Várzea.

A emoção também tomou conta das famílias. Maria da Conceição, mãe de Allana Gabrielly Oliveira, aluna da Escola São Cristóvão, na Guabiraba, celebrou a oportunidade: “É muito gratificante essa chance que a Prefeitura está dando com o Programa Recife no Mundo, que incentiva os alunos a estudarem e se esforçarem mais”.

Enquanto isso, os 10 professores intercambistas embarcam para a Southern Illinois University, em Carbondale, cidade universitária com forte tradição acadêmica. Durante o período no exterior, os docentes participarão de atividades voltadas ao desenvolvimento profissional, com foco em inovação pedagógica, aperfeiçoamento do inglês e troca de experiências sobre metodologias de ensino.

O vice-prefeito do Recife, Victor Marques, acompanhou o embarque e destacou a importância do programa: “Esse é o segundo embarque do Recife no Mundo deste ano. Um programa da Prefeitura do Recife que se tornou referência em política pública, porque valoriza a educação e dá oportunidades reais de transformação”.

Durante toda a viagem, os estudantes estarão acompanhados por monitores da Secretaria de Educação, profissionais da agência responsável pela logística do intercâmbio e supervisores, garantindo segurança e suporte aos participantes.

Este é o segundo embarque internacional realizado em 2025 pelo Programa Recife no Mundo. Ao todo, 100 estudantes e 10 professores viverão a experiência de estudar no exterior, com destinos como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra — uma iniciativa que reafirma o compromisso da gestão municipal com uma educação pública inovadora, transformadora e de alcance global.