segunda-feira, 21 de julho de 2025

Paulista Promove Formação em Condutas Éticas e Diversidade para Colaboradores Escolares


Paulista, PE – Nos dias 16 e 17 de julho, a Secretaria de Educação de Paulista, por meio de sua Coordenação de Direitos Humanos, Étnico-Raciais e de Gênero, participou de uma formação essencial voltada para colaboradores escolares da empresa RM Terceirização. O treinamento, realizado no auditório da Secretaria, teve como foco o aprimoramento das práticas profissionais na comunidade escolar, com ênfase em uma postura antirracista e de respeito à diversidade de gênero.

A formação foi direcionada a profissionais que atuam nas funções de serviços gerais, porteiros, agentes administrativos e vigias, e contou com a contribuição ativa da Coordenação de Direitos Humanos, que trouxe reflexões e orientações para a valorização da diversidade e o combate ao preconceito, visando promover uma cultura institucional mais inclusiva.

Durante a atividade, foram abordados temas fundamentais, como a importância do acolhimento e do respeito mútuo no ambiente escolar, as condutas éticas no exercício das funções de apoio escolar, o enfrentamento de atitudes discriminatórias e preconceituosas, e a valorização da diversidade étnico-racial e de gênero.

Débora Nascimento, coordenadora de Direitos Humanos, Étnico-Raciais e de Gênero da Secretaria, ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento de uma educação baseada nos princípios dos direitos humanos. “Estar presente nesse tipo de formação é fundamental. São esses profissionais que fazem o primeiro contato com os alunos, famílias e visitantes. Quando eles compreendem a importância da escuta, do respeito e da valorização das diferenças, conseguimos construir uma comunidade escolar mais justa, acolhedora e representativa de toda a nossa diversidade”, destacou Débora.

A formação foi bem recebida pelos participantes, que demonstraram sensibilidade e compromisso com a construção de um cotidiano escolar mais inclusivo, ético e respeitoso. A iniciativa reforça o papel da escola como um espaço de diálogo, cidadania e transformação social.