quinta-feira, 24 de julho de 2025

Livro “O Monstro do Sertão” Homenageia J. Borges e Discute a Imagem do Nordeste na Xilogravura


Garanhuns, PE – Em um evento que celebrou a obra e o legado do mestre J. Borges, a tarde dessa quarta-feira (23) marcou o lançamento do livro “O Monstro do Sertão: A imagem do Nordeste (des)construída na xilogravura de J. Borges”, de autoria do professor e pesquisador César Barbosa. A obra propõe uma análise crítica dos estereótipos associados à figura do nordestino, utilizando temas como seca, política e subalternidade para explorar o imaginário regional a partir da perspectiva da xilogravura de J. Borges, artista homenageado da 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2025).

Lançamento com Roda de Conversa e Causos
O lançamento contou com uma roda de conversa animada, repleta de “causos”, memórias e reflexões. Com base em suas vivências e atividades desenvolvidas em parceria com o artista, o professor César Barbosa compartilhou com o público os caminhos que o levaram à produção do livro. O evento também incluiu uma sessão de autógrafos e a presença de convidados especiais, como as irmãs Liliane e Débora, representantes da gestão do Colégio Santa Sofia, onde César também leciona.

"Esse momento foi muito especial! Tanto o livro quanto o FIG fazem uma homenagem ao eterno artista J. Borges", destacou César Barbosa. Ele relembrou uma aula de campo em 2024, na qual J. Borges expressou seu amor por Garanhuns e a saudade de participar do evento. "Foi uma justa homenagem! E fiquei muito feliz enquanto professor pesquisador da rede produzir um livro que aborda a potencialidade desse artista", completou.

A Obra e o Festival
A obra traça um recorte temporal da produção xilográfica de J. Borges, fomentando discussões sobre os conceitos de Nordeste, lugar de fala e decolonialidade, em uma abordagem que entrelaça teoria e prática. Para interessados em aprofundar-se no tema, o livro está disponível para compra na Amazon ou diretamente com o autor.

A 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura. O evento conta com patrocínio da Esportes da Sorte, Banco do Nordeste - Governo Federal e Governo de Pernambuco (por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe), além do apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.