domingo, 13 de julho de 2025

Espaço Chapéu de Palha na Fenearte 2025 promove sustentabilidade e inclusão social


Recife — Um dos destaques da Fenearte 2025, maior feira de artesanato da América Latina, é o espaço dedicado ao programa Chapéu de Palha, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE). O estande tem como missão divulgar as ações do programa que beneficia cerca de 20 mil famílias em 95 municípios do estado.


O ambiente chama atenção pela sua decoração temática, que representa com sensibilidade os trabalhadores da Cana-de-Açúcar, Fruticultura e Pesca Artesanal — setores atendidos pelo programa. Ali, o público encontra informações sobre as iniciativas do governo, além de participar ativamente de ações voltadas à educação ambiental.


Um dos pontos altos é a distribuição gratuita de mudas de mais de 20 espécies nativas da Mata Atlântica, como Pau-Brasil, Pitanga, Cajá, Biriba e Massaranduba. No total, cerca de 2 mil mudas estão sendo entregues aos visitantes, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e recuperação ambiental.


O espaço também funciona como uma vitrine das políticas públicas do Estado, ressaltando valores como transparência, comprometimento social e a valorização da cultura local. Mais que um ponto informativo, o Chapéu de Palha na Fenearte representa um elo entre o campo e a cidade, conectando os saberes tradicionais aos desafios contemporâneos.