sábado, 21 de junho de 2025

Mutirão do Programa Cuida PE realiza 30 cirurgias no Hospital Armindo Moura, em Moreno


A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promoveu, neste sábado (21), mais uma edição do mutirão de cirurgias eletivas pelo Programa Cuida PE, desta vez no Hospital Armindo Moura, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife. A iniciativa beneficiou 30 pacientes com procedimentos como correções de lesão nas mãos (12), reconstrução de ligamento cruzado anterior (11) e artroplastia total de joelho (07).

Coordenador da ortopedia da unidade, o médico Hermes Wagner destacou a importância da ação: “Estamos tirando da fila de espera pacientes que aguardavam há dois, três anos ou até mais. Não são casos de urgência, mas de pessoas com lesões e artrose que enfrentam muito sofrimento e, em alguns casos, dependem até de cadeira de rodas. O Cuida PE veio para agilizar esse atendimento.”

Criado em 2023 pelo Governo do Estado, o Programa Cuida PE tem como objetivo reduzir a fila de espera por cirurgias, exames e consultas especializadas em todo o estado, com foco em casos de média e alta complexidade. A iniciativa também assegura transporte para os pacientes entre os municípios, facilitando o acesso aos serviços de saúde.

O ortopedista Wagner Costa enfatizou os impactos positivos dos procedimentos na vida dos pacientes. “Essas cirurgias devolvem autonomia, qualidade de vida e funcionalidade, seja no uso das mãos ou na locomoção sem dor.”

Entre os pacientes atendidos, Leidjane Nascimento, de 45 anos, não escondeu a emoção: “Esperei seis meses pela cirurgia. Como trabalho como auxiliar de serviços gerais, as dores na mão dificultavam tudo. Agora, graças ao Cuida PE, consegui fazer o procedimento e estou muito feliz.”