quinta-feira, 29 de maio de 2025

Glauber Braga chega ao Recife para etapa da caravana nacional Glauber Fica


O deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ) desembarca em Pernambuco para um ato político em defesa do seu mandato. A manifestação acontecerá na próxima segunda-feira, 2 de junho, às 17h, nas escadarias da Faculdade de Direito do Recife. Durante o evento, Braga receberá votos de aplausos concedidos pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, por iniciativa dos deputados estaduais Dani Portela (PSOL/PE) e João Paulo (PT/PE). Antes do ato, o parlamentar concederá uma entrevista coletiva à imprensa.  

Enfrentando um processo de cassação na Câmara dos Deputados, Glauber Braga tem recebido apoio de diversas entidades estudantis e partidos como PSOL, PT, UP e PSTU. Segundo o coordenador da caravana, Leandro Recife, o parlamentar está percorrendo os 26 estados do país e o Distrito Federal para expor o caráter político do processo. Glauber tem sido uma das vozes mais ativas contra os esquemas do Orçamento Secreto, que desviam bilhões dos cofres públicos. Sua permanência no mandato é essencial para seguir denunciando irregularidades e lutando pelos direitos da classe trabalhadora, afirma Recife.  

Histórico  

A cassação do mandato de Glauber Braga foi votada em abril deste ano na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados. Na ocasião, o parlamentar permaneceu por mais de oito dias em greve de fome e recebeu apoio de militantes, parlamentares e ministros. Ele também contou com manifestações públicas de artistas como Wagner Moura e Marco Nanini.  

O processo contra o deputado foi movido pelo Partido Novo, que o acusa de expulsar, com empurrões e chutes, um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) do Congresso Nacional em abril de 2024.  

Serviço  
Ato político Glauber Fica  
Data: 2 de junho (segunda-feira), às 17h  
Local: Escadarias da Faculdade de Direito do Recife