O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos-PE) foi designado, nesta quarta-feira (7), presidente da Comissão Mista que analisará a Medida Provisória (MP) 1292/2025. A proposta visa ampliar o acesso ao crédito consignado para trabalhadores do setor privado com carteira assinada, permitindo que as operações sejam feitas por meio de plataformas digitais. A medida também beneficia categorias como trabalhadores domésticos e rurais.
Monteiro ressaltou a importância da comissão na busca por um processo mais acessível e seguro para os trabalhadores formais. “Cabe ao Parlamento a análise e o aperfeiçoamento do texto, o que vamos fazer nesta comissão”, afirmou o deputado. A MP ainda passará por votação na Câmara dos Deputados e no Senado.
Para a relatoria da proposta, foram designados o senador Rogério Carvalho (PT-SE), como relator principal, e o deputado Fernando Giacobo (PL-PR), como relator revisor. O grupo terá a missão de ouvir especialistas, colher sugestões e propor ajustes para garantir que o texto final da MP atenda aos interesses dos trabalhadores e ofereça segurança nas operações digitais de crédito consignado.