domingo, 10 de março de 2024

Vai faltar água no Grande Recife nesta quarta (13)

 

A Compesa confirmou para próxima quarta-feira (13) a paralisação do Sistema Tapacurá que estava programada para o dia 28/02, mas foi adiada em função das chuvas. O serviço, que terá duração de 24 horas, será iniciado às 07h e finalizado às 07h da quinta-feira (14). Por isso, será necessário suspender o abastecimento de água em bairros do Recife e Jaboatão dos Guararapes, além do município de Camaragibe.

Dentre as atividades programados estão manutenções preventivas e corretivas eletromecânicas nas unidades que compõem o Sistema Tapacurá, além da instalação de equipamentos como válvulas e registros para melhoria da operação. Também está prevista a retirada de um vazamento em trecho da Adutora Tapacurá, localizado no Curado IV, Jaboatão dos Guararapes, uma tubulação de 1.500 milímetros e com alto grau de complexidade para a sua execução. O vazamento foi identificado há algum tempo e controlado por meio da instalação de uma abraçadeira, uma vez que para realizar serviços desse porte é preciso desenvolver um planejamento para a execução das intervenções.

De acordo com o gerente de Produção da Compesa, Euris Santos, os serviços de manutenção são essenciais para melhorar a performance operacional dos sistemas de abastecimento de água e devem ser feitos periodicamente.

A expectativa da Compesa é retomar a distribuição de água para as áreas afetadas a partir das 07h da quinta-feira (14). A regularização do abastecimento ocorrerá de forma gradual e de acordo com o calendário das áreas afetadas. No Recife, as áreas que são atendidas pelos Sistemas Pirapama e Tapacurá terão queda de pressão durante a execução dos trabalhos. As localidades receberão água apenas de Pirapama e, por isso, a vazão distribuída será reduzida.


Localidades com abastecimento suspenso por 24 horas:

- Camaragibe: todo o município.

- Jaboatão dos Guararapes: Alto da Colina, Bulhões, Jaboatão Centro, Curado I, Curado Il, Curado III, Curado IV, Curado V, Engenho Velho, Floriano, Padre Roma, Santana, Santo Aleixo, Socorro, Sucupira, Muribequinha, Vista Alegre, Alto Bartolomeu, Alto da Bela Vista, Alto São Sebastião, Alto Santa Teresinha, Manassu, Vargem Fria, Vila Rica, Cavaleiro e Pacheco.

- Recife: Apipucos, Caxangá, Cidade Universitária, Coqueiral, Cordeiro, Casa Forte, Casa Amarela, Curado, Dois Irmãos, Sítio dos Pintos, Sítio São Brás, Engenho do Meio, Iputinga, Areias, Barro, Caçote, Estância, Jiquiá, Jardim São Paulo, Sancho, Tejipió, Macaxeira, Mangueira, Monsenhor Fabrício, Santana, Monteiro, Parnamirim, Poço da Panela, Prado, Roda de Fogo, San Martin, Tamarineira, Torre, Torrões, Totó, Várzea, UR-7 Várzea, Vasco da Gama, Zumbi, Brasilit, Detran, Ilha do Joaneiro, Alto 13 de Maio, Alto do Mandú, Alto Santa Isabel, Madalena, Boa Vista, Paissandu, Coelhos, Derby, Ilha do Leite, Soledade, Graças, Espinheiro, Rosarinho, Aflitos e Santo Amaro.


Localidades com baixa pressão:

- Recife: Ilha de Joana Bezerra, Santo Antônio, Afogados, São José, Cabanga, Coque, Boa Viagem, Imbiribeira, Ipsep, Bongi, Mustardinha, Mangueira, Ilha do Retiro, Pina e Brasília Teimosa.

Imprensa Compesa