Além da troca de todos os pontos de iluminação por lâmpadas de LED, Olinda tem mais uma novidade para melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado à população. Já está disponível o aplicativo Olinda IP, onde os olindenses podem solicitar e acompanhar as intervenções feitas pelas equipes.
Através de um cadastro simples, o usuário entra em contato direto com o órgão responsável pela iluminação pública e notificar alguma necessidade de manutenção. O internauta cadastra o endereço e seleciona o tipo de serviço necessário entre os constantes na lista: luzes acesas durante o dia, apagadas durante a noite, cabos caídos ou rompidos, lâmpadas oscilando e necessidade de instalação de luminária. É gerado um protocolo, por onde o cidadão vai acompanhar o atendimento.
No momento, a ferramenta só está disponível para dispositivos Android e pode ser baixada gratuitamente na loja. O outro canal para solicitações é por telefone: 0800 778 7272.
Olinda já iniciou o processo de troca de todo parque de iluminação da cidade no final do mês de fevereiro. Nesta primeira etapa, serão contemplados Peixinhos, Vila Popular, Varadouro, V8 e V9. A Parceria Público Privada prevê a troca dos mais de 26 mil pontos.
A concessão, que tem prazo de 13 anos, prevê a modernização, eficiência, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública, com troca de luminárias por tecnologia LED. Ela também prevê a instalação de iluminação pública especial em 27 dos principais monumentos e marcos da cidade – como a Biblioteca Pública de Olinda, Catedral da Sé e o Palácio dos Governadores, o que valoriza não só o patrimônio histórico e cultural como também fomenta a atividade turística na região.
Imprensa Olinda