sexta-feira, 22 de março de 2024

Itapissuma é uma das cidades contempladas com CEUs da cultura equipamento público implantado pelo Governo Federal


A Secretaria de Cultura e Turismo de Itapissuma, esteve no começo do mês participando da 4ª Conferência Nacional de Cultura que aconteceu de 4 a 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, com o tema: “Democracia e Direito à Cultura”.

Na ocasião, o Secretário Ricardo Oliveira que representou a “Terra da Caldeirada”, trouxe uma excelente notícia para os Itapissumenses. A cidade foi contemplada com o “CEUs da cultura” equipamento público implantado pelo Governo Federal, visa reunir, num mesmo espaço físico arte corporal e atividade física, educação, trabalhos de renda e meio ambiente, Laboratório de economia criativa, Cineteatro, Cozinha comunitária, Studio de gravação gratuito, Sala de dança, Equipamentos de ginásticas, Quadra policultural e Parque infantil gratuito.

Secretário de Cultura e Turismo de Itapissuma, Ricardo Oliveira, destacou sua emoção com a notícia da construção do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no município. “Recebi a notícia de que Itapissuma foi contemplada com CEUs da cultura, através da Secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, que estava em Brasília participando da conferência. A satisfação que eu tenho em trazer essa notícia pra Itapissuma, ela é imensurável. Ter conquistado esse espaço para o setor cultural de Itapissuma é muito gratificante. Itapissuma só tem a crescer.

Os CEUs da cultura fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC) em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais, onde serão construídas 195 unidades em todo o país. Em Pernambuco, vão ser implantadas 16 unidades, dentre elas a de Itapissuma.

“A gente passou por várias eletivas pra poder está classificado entre os que possivelmente poderiam receber o CEUs da cultura. E graças a Deus a gente conseguiu cumprir todos os trâmites legais e necessários e fomos contemplados com esse equipamento cultural que para Itapissuma é muito importante como para qualquer outro município. Destaco que a gente é um país muito cultural e Itapissuma é um celeiro de expressões culturais. Itapissuma respira cultura e cultura é qualidade de vida. Eu sempre digo que "Não existe gastar com Cultura, existe investir na Cultura", finalizou o secretário.

A cidade de Itapissuma ainda não sabe quanto irá receber do Governo Federal para a implantação do CEUs da Cultura, mas a estimativa é de que serão investidos R$ 439.000.000,00 para a construção dos CEUs da Cultura em todo o país e abrigará atividades voltadas à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades inter relacionadas à cultura.