terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Aria Social encerra comemorações dos seus 30 anos com Concerto de Natal no Instituto Ricardo Brennand

 

O Aria Social e o Instituto Ricardo Brennand (InstitutoRB) realizaram, neste domingo (17/12/2023), o Concerto de Natal, em duas apresentações, às 16h e 18h30, na Galeria de Arte do InstitutoRB, localizado no bairro da Várzea, zona oeste do Recife. O espetáculo de dança e música, com 130 artistas, encerrou as comemorações dos 30 anos do Aria Social e foi dedicado à memória de Graça Monteiro Brennand, viúva do empresário Ricardo Brennand, criador do InstitutoRB, falecida no mês passado.

O concerto, que também homenageou o legado do historiador e consultor do Aria Social Leonardo Dantas, recentemente falecido, foi aberto com a apresentação de “Cisne”, com a bailarina Alícia Cohin, que estuda no Aria Social desde os 9 anos. Em seguida, foi a vez do pastoril, com o coro infantil da instituição.

Vestido de vermelho e dourado, o coro do Aria Social e convidados encantou o público ao entoar canções natalinas tradicionais e contemporâneas, ao som de uma orquestra de 28 músicos formada especialmente para a ocasião, sob a regência da maestrina e multi-instrumentista Rosemary Oliveira, vice-presidente do Aria Social.

No repertório, “Grande é o Senhor”, “Alegria do Natal”, “O pastorzinho e seu pífano”, “Noite de paz”, “Adeste fideste”, “Festival Sanctus”, “Noite santa”, “Gloria in excelsis”, “O canto dos sinos” e “Aleluia”. Os bailarinos-cantores apresentaram coreografias - de Ana Emília Freire e Inês Lima - que empolgaram o público e contaram com a participação especial da presidente do Aria Social, Cecilia Brennand, em “Noite Santa”.

O concerto teve direção geral da presidente de Cecilia Brennand, direção musical e regência de Rosemary Oliveira; direção artística de Ana Emília Freire; coreografia de balé clássico de Inês Lima; e figurinos de Beth Gaudêncio. A cenografia foi de Roberta Borsoi e Fabiana Wanderley, que criaram uma atmosfera contemporânea utilizando andaimes e tecidos e colocaram músicos da percussão e violoncelo em diferentes planos.

O público que compareceu também aproveitou para visitar o Museu do InstitutoRB.