Nesta quinta-feira (09), os artistas Gustavo Maia e Luciano Costa estarão realizando o coquetel de lançamento da exposição “Navegar é Preciso”, sob curadoria de Márcia Cabral.
Vivenciando a arte há quase 30 anos, a dupla começou sua jornada ainda na época da fotografia analógica, quando compartilhavam um laboratório fotográfico. Desde então, continuaram no desafio de explorar novos caminhos.
É com este lema que nasce a mostra “Navegar é Preciso", reunindo trabalhos que expressam não somente o mundo interior de cada um, mas também o fato de se estar no mundo, de se ver o mundo.
Luciano, sem nunca abandonar a fotografia, vem desenvolvendo a pintura há 10 anos, procurando realizar um trabalho a partir do contato com a natureza, mesmo quando se utiliza de sua fotografia como referência. Admirador dos Impressionistas, principalmente Monet e Degas, e dos pintores Russos, fundamenta sua pintura no estudo dos grandes mestres, na observação da luz e no desenho construtivista.
Gustavo, além de se dedicar à fotografia documental e autoral, também realiza trabalhos com pesquisa e documentação fotográfica na área de Patrimônio. Alguns de seus trabalhos inspiram-se e homenageiam a própria cidade, como é o caso da exposição fotográfica “Recife [é um] Porto”, montada no edifício da Caixa Cultural, no Marco Zero, em 2014. Bem como, a publicação do livro “Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares no Recife: a arte da imagem”, em coautoria com José Luiz Mota Menezes (in memoriam), em 2019.
Convidados pela curadoria sensível de Márcia Cabral, os artistas esperam a sua presença para remar nas perspectivas da fotografia e da pintura no coquetel de lançamento que acontece nesta quinta-feira (09), das 19h às 21h, no Bercy Village Madalena.
As peças de cada artista estarão disponíveis á venda no dia do lançamento, assim como posteriormente no local ou on-line, contactando diretamente com a curadora.
*Serviço*
Local: Bercy Village Madalena
Hora: 19h às 21h
Valor: entrada gratuita