terça-feira, 7 de novembro de 2023

Recife sedia 1º Simpósio Oncológico Americas sobre urologia, mastologia e ginecologia


O Santa Joana Recife, referência em alta complexidade, traz temas como inteligência artificial na oncologia, medicina nuclear no câncer de próstata, genética e câncer de mama, além de ginecologia oncológica para debate entre profissionais de saúde

Com o foco em aprimorar o conhecimento, a troca de experiências e informações, além de reforçar sua atuação dedicada à excelência em alta complexidade, o Hospital Santa Joana Recife, da rede Americas, promove entre os dias 9 e 11 de novembro, no JCPM Trade Center, o 1º Simpósio Oncologia Americas, evidenciando as áreas de urologia, mastologia e ginecologia.

O evento, que é direcionado para profissionais de saúde do Americas, traz grandes nomes da medicina, influentes da área da saúde, como Simone Carvalho, presidente da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco (SOGOPE), Beatriz Maranhão, presidente da Comissão Nacional de Mamografia da Sociedade Brasileira de Mastologia, além de Paulo Almeida Filho, especialista em Medicina Nuclear e Marcos Miranda, da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), confirmados no simpósio.

De acordo com Dr. Antônio César Cruz, coordenador da urologia do Santa Joana Recife, o câncer de próstata é o segundo de maior incidência nos homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revela que mais de 70 mil novos casos serão diagnosticados anualmente nos próximos três anos.

“Recife sendo um grande polo médico da região Nordeste, muitas vezes, recebemos pacientes de todos os outros estados da região. Então, tendo em vista essa importância que a capital de Pernambuco tem, vamos sediar o simpósio direcionado às áreas de urologia e mama”, comenta Dr. Antônio César. “O evento é extremamente importante, principalmente, no momento em que se discute o câncer de próstata com mais intensidade no mês de novembro, conhecido como Novembro Azul, campanha de nível nacional”, complementa o médico.

Inteligência artificial na oncologia, medicina nuclear no câncer de próstata, genética e câncer de mama, câncer de próstata/doença metastática e câncer de mama na gravidez, são alguns dos temas abordados durante o simpósio. “Um dos objetivos do evento é dialogar desde o diagnóstico precoce, avaliação dos grupos de risco e tratamento do câncer, incluindo casos avançados, tanto para a linha da mama, quanto para a da urologia”, afirma Dra. Yara Mattos, mastologista do Santa Joana Recife. O evento também terá espaço para abordar a ginecologia oncológica, com Dra. Cristiana Tavares, coordenadora da oncologia clínica, à frente da organização.

“O Simpósio vai trazer assuntos inovadores e importantes, que vão proporcionar aperfeiçoamento na questão de acelerar o diagnóstico e iniciar um tipo de tratamento mais adequado para cada paciente. Inclusive, a partir desse simpósio, existe uma perspectiva de intensificar a introdução da inteligência artificial para nos ajudar na melhoria da qualidade do atendimento e do tratamento que podemos dar, individualmente, a cada pessoa que frequentar o hospital”, finaliza a mastologista. A expectativa é que o evento receba mais de 250 profissionais da saúde.

Sobre a rede Americas:
Referência no atendimento de alta complexidade e qualidade, a rede Americas, do UnitedHealth Group Brasil, está presente em cinco estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. Atualmente, a rede conta com total de 12 hospitais, 28 centros médicos e clínicas especializadas, 7 centros de excelência, mais de 60 especialidades, além de mais de 1.8 mil leitos. Para mais informações acesse: www.americasmed.com.br.