Palmares é a primeira cidade da Zona da Mata a receber o Seminário do Governo de Pernambuco Ouvir para Mudar. Nesta rodada, a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, coordenou a sala temática de Segurança e Cidadania. O movimento, conduzido pela Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e seu secretariado, já passou pelo Sertão e ainda irá percorrer outras cidades do Agreste e da Zona da Mata. A ação prevê suas escutas finalizadas em Recife, no final deste mês de setembro.
Durante o seminário, a secretária Lucinha Mota escutou as propostas da população e destacou que “o momento é importante para que a sociedade civil contribua para a melhoria de cada município ali representado”. Na ocasião, a governadora assinou o edital de conclusão da Barragem de Panelas, em Cupira. “Vamos entregar muitas ações aqui no Agreste. Nosso intuito é garantir uma vida digna para todos os pernambucanos”, frisou a chefe do executivo estadual.
Para ficar mais próximo da população, os seminários vêm sendo realizados por região. Os fóruns participativos ocorrem do Sertão ao Litoral, permitindo maior interação entre os moradores das localidades com os governantes. Desta forma, o estado promove um debate regionalizado, a fim de influenciar diretamente no planejamento e no orçamento governamental atendendo, assim, às demandas das mais diferentes áreas.
Para garantir que as demandas da população sejam efetivamente consideradas na formulação de políticas públicas, são submetidas propostas, onde cada cidadão tem a oportunidade de contribuir, pessoalmente, ou através do questionário online para os que não estavam presentes na ação. Vale lembrar que, a proposta pode partir de uma necessidade de ação, políticas ou serviços públicos de algo que o cidadão acredita que deve ser aprimorado pelo governo.
Imprensa SJDH PE