O avanço tecnológico da
inteligência artificial vem proporcionando momentos incríveis. No universo
artístico, a tendência ganhou ainda mais espaço, principalmente dentro da
indústria musical. Neste domingo, 09 de julho, durante o iFood Arraial
Estrelado, em São Paulo, o público presenciou uma apresentação que uniu João
Gomes e o eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, de forma lúdica, em uma homenagem
emocionante. Com a ajuda de inteligência artificial, as imagens e a voz de Luiz
Gonzaga, ídolo declarado de João Gomes, foram exibidas no evento.
“O São João
é uma festa tradicional da nossa cultura e o iFood, que é uma empresa
brasileira de tecnologia com muito orgulho de sua origem, não poderia ficar de
fora desse momento”, pontua Ana Gabriela Lopes, diretora de marketing da marca.
“O João Gomes é um artista jovem e uma das principais vozes da atualidade, com
um alcance em todo o Brasil. Já o grande Luiz Gonzaga foi responsável pela valorização
dos ritmos nordestinos. A homenagem, desenvolvida com a ajuda da inteligência
artificial, foi emocionante e reforçou a importância da cultura, tão rica e
diversa no Brasil”, acrescenta.
Encontro João Gomes e Luiz
Gonzaga
A ação foi planejada para
realizar um dos grandes sonhos de João Gomes. Durante o evento, o cantor falou
sobre a sua história e a admiração que sempre teve por Luiz Gonzaga, seu ídolo.
Enquanto relatava sobre seu desejo de cantar uma de suas músicas com o Rei do
Baião, imagens feitas por meio de inteligência artificial projetaram uma
animação de João Gomes ainda criança em sua cidade, Serrita, em Pernambuco.
Na sequência, o cantor revelou
que o iFood, sabendo desse sonho, preparou a surpresa para deixar a festa ainda
mais especial. Nesse momento, imagens de Luiz Gonzaga, também produzidas por
inteligência artificial, surgiram no telão. Juntos, os dois cantaram a música
“Eu tenho a Senha”, de João Gomes. A homenagem, proporcionada pelo uso da
tecnologia, teve a autorização da família de Luiz Gonzaga.
O cantor João Gomes contou
sobre a sensação de cantar com seu ídolo Luiz Gonzaga: "Estou bem feliz de
poder viver esse momento. Obrigada a tecnologia e ao iFood por entregar esse
pedido e realizar meu sonho de poder cantar com o Gongazão".
A
tecnologia
O iFood,
como uma empresa de tecnologia, tem aberto portas com Inteligência Artificial
para novas soluções, ferramentas de serviço e para promoção de experiências
únicas ao seu público. A homenagem, envolvendo João Gomes e Luiz Gonzaga, foi
totalmente gerada por meio de Inteligência Artificial (imagem e som),
mobilizando um time de 17 pessoas, entre equipe própria e parceiros, e duas IAs
distintas para produzir o som e a imagem.
O processo
de produção da ação levou mais de 40 dias, a Inteligência Artificial precisou
ser preparada tanto para a parte visual quanto para a vocal. Foram utilizados
80 minutos de amostras de voz isoladas de Luiz Gonzaga, retiradas de quase cem
músicas de seu repertório, para construir a música de João Gomes na voz do
cantor. E, em relação ao visual de Gonzagão, a jornada produtiva foi dividida
em seis fases de treinamento com um total de 60 imagens distintas, considerando
o seu tipo físico, suas expressões e suas roupas.
“O iFood é
uma empresa pioneira em disponibilizar produtos,
serviços e realizar ações de marketing utilizando inteligência
artificial. Está no DNA do iFood essa sede por inovação. Nosso objetivo é facilitar o acesso e contribuir com o processo de
democratização do uso da tecnologia no país, impactando positivamente o seu
ecossistema”, finaliza Ana Gabriela Lopes.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que
aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O
iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando
a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da
inclusão e com um impacto socioambiental positivo.
Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood
atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e
desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200
mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11
anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em
negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na
entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor
também brasileiro, a Movile.