domingo, 16 de abril de 2023

Teresa Leitão: "Escola não é Quartel"


A senadora Teresa Leitão (PT-PE) concedeu uma entrevista à jornalista Rebeca Borges, do Portal Metrópoles, em Brasília. Para a senadora, as pessoas "confundem segurança e proteção". Ressaltou que há necessidade sim, de proteger crianças, professores e funcionários, mas que a escola é uma casa de educação e qualquer proposta que atinja instituições de ensino deve "ser pedagógica e educativa". "Não podemos confundir ambiente escolar com ambiente de quartel", afirmou Teresa.

Entre os meses de fevereiro e abril, foram apresentados, ao Congresso Nacional, dezenas de projetos de lei. Alguns deles propõem a implementação de detectores de metal, aparelhos de reconhecimento facial e segurança armada nos arredores de escolas e creches. Entre os projetos, também há matérias que dispõem sobre a instalação obrigatória de câmeras de segurança nos arredores das instituições, além de propostas para obrigar o uso de serviços de segurança armada nas imediações de creches e escolas. Esses projetos têm autoria de parlamentares de partidos conservadores, como PL e União Brasil.

Pedagoga de formação, Teresa Leitão participou do GT de Educação na equipe de transição do governo de Luiz  Inácio Lula da Silva (PT). Foi deputada estadual por cinco mandatos onde defendeu pautas sociais, especialmente as da Educação e hoje integra as comissões de Educação e de Assuntos Sociais do Senado Federal. Ainda de acordo com a parlamentar, as duas comissões devem convocar audiências públicas para debater este tema da violência nas escolas, nas próximas semanas.