segunda-feira, 23 de maio de 2022

Mostra gratuita e virtual ‘Primeira Cena’ com atores de todo o Brasil

 

Com o apoio da Cia. Práxis Arte, o curso de atuação Primeira Cena realiza uma Mostra de Cenas Curtas resultantes do processo de criação dos alunos/atores ao longo da primeira turma do projeto. Os trabalhos são transmitidos online e interpretadas ao vivo entre os dias 23 e 26 de maio e 2 e 3 de junho, sempre às 20h. O link para a sala de cada apresentação no Zoom é disponibilizado no Instagram @projeto_primeiracena.

A cada sessão serão apresentadas quatro cenas de alunos/atores com duração máxima de 15 minutos, que foram orientadas por um professor diferente do projeto Primeira Cena – na segunda são de participantes orientados por Naiene Sanchez; na terça, por Fernando Aveiro; na quarta, por Débora Rios e Thiago Cuimar; e na quinta por Erick Gallani. Os trabalhos têm em comum apenas a direção de arte de Rosângela Ribeiro.

A ideia é trazer ao público criações originais, ou seja, que são escritas, dirigidas e interpretadas pelos próprios alunos/atores em duplas. Segundo Erick Gallani, o ponto de partida para o desenvolvimento dessas cenas foi a estética do Naturalismo/Realismo, no entanto, cada grupo também teve contato com as muitas referências (na literatura, no cinema, na poesia, no teatro e até nas artes plásticas) e linguagens oferecidas por seus orientadores.

Assim, as cenas orientadas por Fernando Aveiro passeiam pelo campo poético, são mais sensíveis e simbólicas; as orientadas por Naiane Sanchez são mais teatrais e pautadas na dramaturgia; as orientadas por Gallani exploram a relação e o jogo entre os intérpretes; e as orientadas por Débora Rios e Thiago Cuimar adotam a simplicidade e a humanidade do próprio intérprete, tendo como base a expressividade, o corpo, a respiração e a própria trajetória dos artistas.

“Temos como uma grande referência o ‘Prêt-à-Porter’ do Antunes Filho, já que todos nós professores fomos aprendizes dele. Ali o ator se vira, escreve, dirige e atua. No Primeira Cena e na Práxis, partimos da premissa da autonomia do artista. Acreditamos que um ator precisa passar por todas as etapas do processo criativo. Ele vai ser melhor ator se entender um pouco de dramaturgia, direção, cenografia, iluminação, sonoplastia, seja no teatro ou no audiovisual. Entender sobre composição de câmera, enquadramento, figurino e adereços vai ajudá-lo a ter mais segurança para atuar”, reflete Gallani.

SERVIÇO

Mostra de Cenas do Projeto Primeira Cena
Grátis
Datas: 23 a 26 de maio e 2 e 3 de junho às 20h
Duração das apresentações: 43 min.

Onde assistir: Via zoom (O link será disponibilizado no dia da apresentação no Instagram do Projeto Primeira Cena @projeto_primeiracena e na Práxis Arte @praxisarte