quinta-feira, 5 de maio de 2022

Curso apresenta a diversidade da obra poética de Drummond

 

Analisar as primeiras obras poéticas de Carlos Drummond de Andrade: esse é o objetivo do curso “Drummond em Quatro Faces”, que segue com inscrições abertas até o dia 15 de maio. Ministrado pelo poeta, professor e mestre em Teoria Crítica Literária (PUCRS) Felipe Neiva dos Santos, o curso é composto por quatro aulas, que serão realizadas em formato online de 19 de maio a 09 de junho. As inscrições podem ser efetuadas através do link https://forms.gle/cBmtL7Z85XxJZr168 e o investimento para a participação é de R$ 150,00. Ao final do curso, a(o) aluna(o) receberá certificado de conclusão.

Carlos Drummond de Andrade é, sem dúvida, um dos poetas mais importantes da tradição literária brasileira. Sua produção poética é composta por mais de 20 livros – incluindo diversos clássicos incontornáveis para quem gosta de literatura.

As aulas abordarão os livros “Alguma Poesia” (1930), “Brejo das Almas” (1934), “Sentimento do Mundo” (1940) e “A Rosa do Povo” (1945). “Essas obras marcam um momento decisivo da poética de Drummond, bem como da segunda fase do modernismo brasileiro”, observa o professor Neiva.

Essa jornada drummondiana apresentará tanto os processos subjetivos e sociais da poesia do autor mineiro (com suas variadas facetas e torções), quanto suas técnicas poéticas empregadas (como imagens, paródias, metáforas e outras ferramentarias retóricas). As estratégias críticas procurarão, portanto, acentuar o componente sensível da linguagem.

As aulas, sempre ao vivo e com duração de 2 horas, serão divididas em dois momentos. Na primeira parte, o professor fará uma exposição geral sobre a obra do dia. O segundo momento será destinado à interlocução e debate com os participantes, que poderão compartilhar suas impressões.

INSCRIÇÕES
Abertas até 15 de maio através do link https://forms.gle/cBmtL7Z85XxJZr168

CRONOGRAMA
19 de maio: “Alguma Poesia” (1930)
26 de maio: “Brejo das Almas” (1934)
2 de junho: “Sentimento do Mundo” (1940)
9 de junho: “A Rosa do Povo” (1945)

QUANDO
4 encontros, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h

ONDE
Via Skype

INVESTIMENTO
R$ 150,00

MAIS INFORMAÇÕES