segunda-feira, 11 de abril de 2022

Luz, Câmera, Contação

Entre os dias 12 e 15 de abril as redes sociais (Instagram e YouTube) da Liga Criativa irão exibir uma série com vídeos de contação de histórias contados pelos profissionais Roma Julia e Guga Bezerra. São histórias de tradição oral contadas por mulheres pernambucanas das cidades de Camaragibe, Passira e Nazaré da Mata.
As autoras Tereza Maria, Possidônia Percila e Elenor Penaforte repassaram contos e causos que sempre ouviam, alguns baseados em fatos reais, e que a partir desse projeto, se eternizam em formato de vídeo.
O público poderá se divertir e refletir com as histórias “Casamento de Antigamente” uma narrativa que retrata como se davam os relacionamentos, do namoro até a lua de mel dos casais mais antigos; Uma outra história contada é a de “Cobra Lourdes”, baseada em uma história real de uma mulher que vivia nas ruas da cidade de Nazaré da Mata; vamos conhecer o causo de “Burundanga” um ser que aparece para movimentar a vida de uma família; E também conhecer a história do “Vendedor de Porcos”, um homem que zombou de Frei Damião e acabou pagando um preço alto pela brincadeira.
“Este projeto é a nossa forma de homenagear as guardiãs e guardiões da tradição oral de Pernambuco. Um estado riquíssimo culturalmente e que tem no seu povo seu maior legado cultural. Esperamos que o público curta muito as histórias, tudo foi preparado com muita responsabilidade e respeito a nossa cultura popular.” Afirma Eliz Galvão, idealizadora e produtora executiva do projeto.
Quem quiser conferir o lançamento dos vídeos é só conectar no Instagram da Liga Criativa (@LigaCriativa) e no canal do YouTube da Liga (Liga Criativa) durante os dias 12, 13, 14 e 15/04, sempre às 19 horas. Todos os vídeos contam com legenda e janela de Libras como forma de facilitar o acesso da comunidade surda, para tal, contamos com os serviços da Centrae Acessibilidade.


Confere a agenda de exibições:
12/05 – Exibição do vídeo “História de Burundanga” de Possidônia Percila.
13/05 – Exibição do vídeo “Casamento de Antigamente” de Tereza Maria.
14/05 – Exibição do vídeo “O vendedor de porcos” de Tereza Maria.
15/05 – Exibição do vídeo “Cobra Lourdes” de Elenor Penaforte.