segunda-feira, fevereiro 07, 2022

Vale a pena manter os hábitos de limpeza adquiridos na pandemia?

 

A rotina de limpeza e higiene das casas ganhou novos contornos desde o início da pandemia. São quase dois anos limpando as compras do supermercado, lavando as mãos com frequência, utilizando álcool 70% e retirando os sapatos antes de entrar em casa.

A intensificação de limpeza da casa foi notável no dia a dia e se refletiu no setor: a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene e Limpeza (Abipla) aponta que, só no primeiro semestre de 2021, o aumento na comercialização desses itens foi de 5,6%. Mas, nem sempre, temos acertado a dose: ainda utilizamos produtos de forma incorreta diminuindo, inclusive, a eficácia de alguns deles.

O álcool 70% é um desses itens que precisa de esclarecimento. A orientação é sempre, primeiro, remover qualquer sujeira visível e, quando a matéria orgânica é eliminada, aí sim, pode ser feito o uso do álcool. Segundo o Home Center Ferreira Costa, a limpeza mais efetiva deve sempre ter início com água e sabão neutro.

Desinfetantes, produtos multiuso e água sanitárias são mais eficazes para limpar superfícies de alto toque, como maçanetas de porta, o botão da descarga do vaso sanitário ou o pegador da geladeira e do micro-ondas.

Para as compras de supermercado, a Ferreira Costa orienta utilizar uma solução com água sanitária a 10% (uma parte de água sanitária para 10 partes de água) e deixar frutas e verduras de molho por 10 minutos. Também é possível deixar de molho embalagens que não absorvem água e, depois, enxaguar. Outra opção é lavar as embalagens com esponja e detergente ou sabão. O que não for lavável, como pacotes de pão ou bolacha, a orientação é borrifar álcool líquido 70% e passar um pano seco e limpo na sequência.

Para a limpeza do chão, a dica do Home Center é começar retirando a poeira e outros resíduos com o aspirador de pó, esfregão, MOP ou vassouras. Depois da remoção, o ideal é usar desinfetantes para pisos frios, aplicado com pano e rodo. Para pisos de madeira, devem ser utilizados produtos específicos.

E que tal criar uma "área de higienização" na entrada da casa? Basta reservar um espaço para uma cestinha com álcool em gel, para as mãos, e spray específico para a limpeza do celular e das chaves. Outra orientação do Home Center é ter sempre um porta-máscara na bolsa para guardar a máscara suja e as limpas para as trocas ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário