sexta-feira, 16 de julho de 2021

Vacina para os bancários chega em Pernambuco

 

Fruto da luta dos bancários, junto ao Sindicato dos Bancários de Pernambuco e à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), as vacinas destinadas à categoria chegaram na madrugada desta sexta-feira (16/7) em Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, as 184.250 doses da AstraZeneca serão encaminhadas ainda hoje para as 12 gerências regionais de saúde e ficarão à disposição das prefeituras. A remessa será usada exclusivamente para primeiras doses, avançando na vacinação por idade, e destinadas ao novo grupo prioritário formado pelos trabalhadores bancários e funcionários dos Correios, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Os bancários devem aguardar o anúncio no calendário dos seus municípios para irem até a unidade de saúde receber a imunização.

"Finalmente, chegaram as vacinas que vão atender a categoria bancária. Isso foi resultado de muita mobilização, participação, articulação política feita pelo Sindicato e feita também por cada bancário e bancária que conversou em seus municípios com prefeitos e vereadores. A Contraf também teve participação fundamental para inclusão no PNI. Acompanharemos de perto todo o processo até que todos os bancários recebam a vacina no braço", afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.

A nota técnica do Ministério da Saúde foi publicada no dia 14 de julho, estabelecendo que 20% das doses destinadas aos estados e Distrito Federal fossem destinados a vacinar as categorias bancária e de trabalhadores dos Correios. "Para chegarmos até esta vitória, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco travou uma grande luta. Fomos pioneiro na cobrança ao Estado, com atividades em frente ao Palácio do Governo, mobilizações e audiências. Desta forma, provocamos a Fenaban e o Governo a tomarem uma atitude. Essa é uma conquista dos bancários, da Contraf-CUT e do Sindicato", avalia Suzi Rodrigues, secretária de Finanças do Sindicato, que esteve à frente das negociações sobre a vacinação ao longo do ano.

A imunização da categoria terá um importante impacto para a redução dos casos no Estado. Segundo levantamento do Sindicato, metade dos bancários ainda não foram contemplados por idade na vacinação. Com isso, a categoria registra mais de 1 mil casos confirmados em Pernambuco e doze mortes. O início da vacinação dos bancários como prioridade é importante para proteger os trabalhadores e também os usuários dos bancos.

lmprensa SindBancários