quinta-feira, 3 de junho de 2021

Soluções ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes de veículos

 

A ginástica que a frota logística faz nas vias para conduzir pessoas e entregar mercadorias é a mesma movimentação que o motor realiza internamente para garantir tal desempenho. O detalhe é que esse funcionamento ocorra com redução da poluição e menor impacto ao meio ambiente. Pelo menos duas iniciativas do Grupo Dislub Equador estão nessa direção: ajudar a diminuir os gases poluentes do escapamento para a natureza.

Um deles é o Arla, uma solução que age e neutraliza os gases poluentes, que sairiam pelo escape de veículos pesados que usam diesel. Entre eles, caminhões, ônibus e carretas. Na prática, o líquido à base de ureia não se mistura com o combustível, nem é inflamável. Ele fica em um compartimento a parte e age no sistema SCR, reduzindo em 98% as emissões de NOX (Óxido de Nitrogênio).

Segundo Lucemila Bonifácio – responsável técnica pelo Arla 32 da Dislub – existe obrigatoriedade desde 2012 para que esses tipos de veículos já saiam de fábrica com compartimento para abrigar o produto. O Arla 32 é um nome comum para o Agente Redutor Líquido de NOX Automotivo.

O produto é desenvolvido em duas unidades fabris do grupo pernambucano para atender as regiões Norte e Nordeste. Uma fica em Porto Velho (RO) e outra fica em Paulista (PE), está abastece a região Nordeste. A produção é comercializada em postos de combustíveis, em recipientes de 20 litros. Outra maneira é em granel, via caminhões que abastecem, por exemplo, transportadoras e garagens de ônibus.