segunda-feira, 31 de maio de 2021

Dor no polegar? Pode ser Rizartrose

 

Será que as articulações das nossas mãos estão preparadas para suportar tantos micro-movimentos como estamos atualmente usando?

Já ouviu falar da Rizartrose? Esse termo corresponde a artrose que afeta a articulação trapézio-metacarpiana, ou a base do dedo polegar. A artrose (Osteoartrite) provoca o desgaste nas cartilagens e articulações.

A principal causa está relacionada ao envelhecimento, mas pessoas jovens e ativas começaram a apresentar esse problema e estudos constataram que o uso de aparelhos celulares, teclados e qualquer eletrônico que necessita de muita movimentação dos dedos, de forma repetida, pode provocar o aparecimento desta doença no polegar.

Uma pesquisa recente apontou que, em média as pessoas ficam cerca de 4 horas por dia no telefone. Dessa forma, o número de casos de rizartroses e outras patologias inflamatórias da mão têm aumentado.

Outros fatores também podem causar a Rizartrose são fraturas, obesidade, doenças reumatológicas, problemas genéticos e que causam frouxidão nas articulações como a síndrome de hipermobilidade ligamentar.

Segundo o ortopedista e cirurgião de mão Fábio Couto os sintomas iniciais de Rizartrose são inchaço e sensação de “juntas travadas”. Com o passar do tempo, a dor na base do polegar pode aumentar com a repetição de alguns movimentos como de torção, de pinça e ao tentar agarrar algo. O paciente pode sentir fortes dores ao tentar escrever, digitar, usar o mouse do computador e outras atividades do dia a dia.

Muitos pacientes só procuram ajuda médica em numa fase mais avançada da doença, ou quando já tentaram outros tratamentos sem sucesso. E nesses casos, de falha do tratamento conservador ou o grau avançado da doença (com dores constantes e incapacidades manuais) o procedimento cirúrgico é o indicado, principalmente quando o paciente apresenta lesões ligamentares ou um processo degenerativo avançado. Os tipos de cirurgias são variados e é de escolha deve ser feita pelo cirurgião de mão.