sexta-feira, 19 de março de 2021

Ação da Prefeitura tem plantio de milho no Dia de São José com vistas ao período junino

 

Como manda a tradição, o Dia de São José (19/03) este ano começou com uma leve chuva, prenúncio de uma boa colheita para os agricultores. No Recife, uma iniciativa inédita da Prefeitura - através da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana, órgão ligado à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento - distribuiu 25 quilos de sementes de milho para plantio em hortas comunitárias nos bairros, conjuntos habitacionais, áreas de morro e entidades ligadas à agricultura. É onde entra a tradição popular que dá conta de que o milho plantado no Dia de São José e abençoado pela chuva estará pronto em tempo - e com fartura - dos festejos juninos.

O plantio simbólico ocorreu no Lar Fabiano de Cristo, instituição filantrópica fundada em 1958 e que fica no bairro da Várzea, na Zona Oeste. Devido à pandemia a cerimônia contou apenas com a Secretária Executiva de Agricultura Urbana do Recife, Adriana Figueira, e representantes da entidade e da Pastoral Ambiental da Arquidiocese de Olinda e Recife. As sementes foram plantadas por eles em quatro canteiros instalados na horta da unidade.

"Trata-se de um ato muito importante para garantir tanto a segurança alimentar como para preservar uma importante tradição", explica Adriana. "Com a pandemia, parte da horta tinha sido desativada e essa parceria veio numa excelente hora, para termos o milho do São João", comenta Ana Lemos, educadora social do Lar Fabiano de Cristo.

As sementes do tipo crioulo foram conseguidas através de uma parceria com o Centro Sabiá, e se destacam por serem mais resistentes e adaptáveis. Em bairros como Nova Descoberta, Ipsep, além da Ilha de Deus, Morro da Conceição, as sementes foram destinadas a plantios comunitários e quintais. A Secretaria de Habitação receberá sementes para plantio em conjuntos habitacionais do Recife, enquanto a Defesa Civil fará plantio em áreas de intervenção nos morros.

Em parceria com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, através do Mais Vida nos Morros, foram distribuídos 60 pacotes de sementes em 15 comunidades atendidas pelo programa: Sítio São Brás, Campo da União, Burity, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Alto Santa Isabel, Dois Unidos, Vasco da Gama, Beberibe, Brasília Teimosa, Ilha de Deus, Lagoa Encantada, UR-10, UR-07 e UR-03.

lmprensa Recfe