quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Auxílio emergencial a artistas e motoristas de Paulista

 

A Prefeitura de Paulista, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, iniciou o pagamento do auxílio emergencial da cultura nesta quinta-feira (25) no Clube Municipal de Paratibe, contemplando 357 munícipes, entre artistas e profissionais do transportes escolares. Em consenso com o Conselho Municipal de Cultura, a secretaria tinha enviado um pedido de urgência para a Controladoria Geral do município para análise do pagamento.

Os repasses dos recursos, oriundos do Governo Federal, visa diminuir os impactos da pandemia, causados pelo Coronavírus na classe artística cultural da cidade e na renda dos trabalhadores do transporte escolar, que tiveram suas atividades paralisadas por decreto estadual, proibiu aulas presenciais nas escolas particulares em todo estado, corroendo o orçamento desses profissionais.

Esse pagamento é um pleito antigo dos atores culturais e totalizou um montante de R$ 1.428,000. O respeito aos trabalhadores e o fomento à cultura é uma marca histórica do Prefeito Yves Ribeiro, que reitera o seu compromisso e o respeito aos cidadãos do município.

De acordo com Sidney Valério, secretário da pasta, a ação de hoje foi realizada por determinação do prefeito Yves Ribeiro e os artistas que não puderam ir devem procurar a Secretaria de Finanças e Cultura para receberem o pagamento.

Alguns dos artistas que se encontravam no local, demonstraram satisfação, entre eles estava Zeca do Rolete, mestre griô chancelado pelo Ministério da Cultura do Brasil, é figura marcante na cidade, que além de cantar e compor, mobiliza crianças e jovens. Até hoje, em seus shows, conta piadas, grita bordões e apresenta coreografias engraçadas, lembrando um velho de pastoril profano. O mestre agradece o esforço da atual gestão para acelerar a pendência do pagamento.

“Este pagamento é muito eficaz e merecido para todos que trabalham com a cultura. O Governo Municipal está de parabéns por ter tomado a frente e estar resolvendo todo o problema. Acredito que todos estejam satisfeitos com este trabalho". Exclamou.

O presidente da Associação de Músicos de Paulista e diretor do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Pernambuco (SINDIMUPE), Mano, também expressou sua satisfação: "Devido a esse caos da pandemia, nós músicos e artistas ficamos muito tempo parados. O Prefeito Yves Ribeiro juntamente com a sua equipe, veio louvavelmente ajudar a vida de muitas pessoas que estavam precisando. Então desde já agradecemos aos secretários responsáveis, a Controladoria Geral do município e a todos que estão dando apoio à nós".

Eli Dias, cantor, ator e diretor de peças teatrais, ressaltou em nome da classe “Que os artistas da região precisam ser valorizados e vistos com um olhar mais humanizado".

lmprensa Paulista PE