quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Índia autoriza exportação de vacina contra covid-19 ao Brasil

 

O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra a covid-19 com a previsão para as primeiras remessas serem enviadas para Brasil e Marrocos nesta sexta-feira (22/01).

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21/01) pelo ministro das Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla, à agência Reuters.

Segundo Shringla, "o fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos pela África do Sul e Arábia Saudita".

As vacinas desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Instituto Serum da Índia, o maior produtor mundial de vacinas, cujas instalações foram atingidas por um incêndio nesta quinta-feira.

Nas últimas semanas, o Brasil ficou de fora da lista de exportação de doses do imunizante contra a covid-19 produzido pelo governo indiano.

Na ocasião, a Índia disse que não exportaria vacinas até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização, o que aconteceu no fim de semana passado. 

Já no início desta semana, o país enviou suprimentos gratuitos para seus vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

Portal Opera Mundi