quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Bancários podem entrar em greve

Nesta quinta-feira (27), às 19 horas, a categoria bancária realiza assembleia deliberativa virtual em Pernambuco para avaliar a rebaixada proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e deliberar em caso de recusa da mesma, com possibilidade de iniciar estado de greve diante da proposta de reajuste zero para 2020. As assembleias serão realizadas em todo o País. 

Desde a última terça (25), os bancários de Pernambuco estão em Assembleia Geral Extraordinária Permanente, para consultas virtuais em caráter de urgência. As negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban serão retomadas hoje, a partir das 14h. Até o momento, os representantes dos bancos insistiram no reajuste zero para 2020. Propuseram um abono de R$ 1.656,22 para este ano. Para o ano que vem, a proposta apresentada foi de repor 70% da inflação pelo índice do INPC a partir de 1º de setembro e os outros 30% depois de seis meses. 

Em consulta realizada virtualmente, através de enquete durante a assembleia organizativa da terça, a categoria avaliou negativamente a proposta de reajuste zero, mesmo com a oferta de abono. Os bancários mostraram também disposição para luta, com indicativo de possibilidade de greve (79%), paralisação parcial (29%), protesto simbólico (17%) e twittaço (23%). 

Sindbancários PE