terça-feira, 12 de maio de 2020

Socioeducandas da Funase recebem kits de higiene da Secretaria da Mulher do Recife

O cuidado específico com as demandas de socioeducandas envolvidas em atos infracionais, previsto no Projeto Político-Pedagógico da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), ganhou um capítulo de solidariedade durante a pandemia da Covid-19. Por meio de uma ação da Secretaria da Mulher do Recife, kits de higiene pessoal foram distribuídos, nesta semana, para 42 adolescentes e jovens do sexo feminino em internação provisória ou em cumprimento de medida de internação. O material é oriundo de arrecadações feitas durante os desfiles do bloco Nem com uma Flor, promovidos pela secretaria durante o Carnaval 2020.

Cada kit contém absorventes, sabonete, creme dental e escova de dentes. A entrega ocorreu no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia e no Centro de Internação Provisória (Cenip) Santa Luzia, localizados no bairro do Bongi, no Recife. A ação ocorreu de forma consonante com as recomendações sanitárias, sem aglomerações de pessoas. Além de possibilitar que as adolescentes reforcem as medidas individuais de prevenção à disseminação do novo coronavírus, a entrega dos kits também representou uma demonstração de como a articulação institucional pode potencializar o cuidado com o público feminino na Funase.

“O testemunho que temos é de que as adolescentes se sentiram muito contempladas por esse gesto de sensibilidade das pessoas envolvidas com o trabalho da Secretaria da Mulher. Temos diretrizes específicas para o atendimento feminino em nosso Projeto Político-Pedagógico, revisado em 2018, e, enquanto Funase, seguimos o paradigma da incompletude institucional, buscando parcerias com toda uma rede de órgãos e entidades. Articulações como essa, que expressam um cuidado especial com nossas adolescentes, são, sem dúvida, muito importantes”, avalia a superintendente da Política de Atendimento da Funase, Íris Borges.

Imprensa Funase PE