sexta-feira, 1 de maio de 2020

Prefeitura do Recife abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação à distância na área de esportes

Treinadores, professores e estudantes de Educação Física, além de esportistas em geral, podem aproveitar o isolamento provocado pela pandemia da Covid-19 para se reciclar e adquirir mais conhecimentos na área. A Prefeitura do Recife lançou o Recife Esportes Capacita (R.E.C.), programa de qualificação profissional gratuita, via Educação à Distância (EaD), voltado para profissionais e entidades que promovem a prática esportiva na capital pernambucana. A ação é uma parceria das secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação, por meio da Unidade Virtual de Cursos à Distância (Unirec). As aulas gravadas incluem 12 modalidades e estarão disponíveis na plataforma Moodle, usada por instituições de ensino como UFPE, UFRPE e IFPE.

As inscrições já podem ser feitas, no portal esportes.recife.pe.gov.br. As primeiras modalidades ofertadas serão Vôlei de Praia e Handebol, a partir do dia 6 de maio, com aulas a cargo dos treinadores Caio Lopes e Cristiano Rocha, ambos com experiência na seleção. Cristiano atua como treinador nas categorias de base da Seleção Brasileira de Handebol e é auxiliar da equipe principal, enquanto Caio integra a comissão técnica da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia Sub-19. Nas semanas seguintes, serão disponibilizados os conteúdos de Basquete, Karatê, Vôlei, Ginástica, Futsal, Judô, Natação, Luta Olímpica, Atletismo e Badminton.

A coordenação das atividades fica a cargo de Joanna Maranhão, maior recordista brasileira da história da Natação, que conquistou o quinto lugar nos 400 metros medley, nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, e hoje integra a equipe esportiva da PCR. O programa conta com a chancela das federações estaduais de cada modalidade, além do apoio do Conselho Regional de Educação Física (Cref).

“O R.E.C. é o maior curso de capacitação na área esportiva da história de Pernambuco. Com ele, as pessoas que estão em casa durante a quarentena podem aprender e se qualificar ainda mais. Todas as modalidades são trabalhadas no programa Recife Esportes de Rendimento, iniciativa nossa que prepara os jovens para competir em alto nível”, explica a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

O conteúdo inclui estudo da História, aplicação das regras e os conceitos básicos para formação esportiva de cada modalidade, analisando o esporte de rendimento a partir de uma perspectiva social. As aulas estão divididas nos módulos iniciante e intermediário, com atividades teóricas e práticas para cada modalidade. A carga horária é de 40h para cada modalidade, incluindo os dois módulos. A conclusão das atividades está prevista para o final de junho.

Inscrições: esportes.recife.pe.gov.br

Imprensa Recife