domingo, 26 de abril de 2020

Prefeitura do Recife lança Projeto Amparar

Em busca de soluções para auxiliar os pequenos empreendedores neste momento de pandemia por conta do novo coronavírus, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, criou o projeto Amparar. São contemplados por essa iniciativa toda a cadeia produtiva do turismo, esportes e lazer, tais como quiosqueiros, artesãos, guias de turismo, grupos culturais, empreendedores do turismo criativo, grafiteiros, comerciantes formais e informais, árbitros, entre outros. A ideia é facilitar o acesso aos direitos destes profissionais e facilitar as operações de crédito e financiamento a nível federal, estadual e municipal.

Separados por segmentos e com atendimentos personalizados, estes profissionais estão sendo instruídos por equipes de profissionais da Prefeitura do Recife e orientados sobre a obtenção dos auxílios já decretados, indo desde o contato e levantamento das demandas de cada grupo até a ajuda com a documentação necessária para cada tipo de auxílio.

Além disso, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, a Seturel está contribuindo nas tratativas junto ao Banco do Nordeste (BNB) no que diz respeito ao CrediAmigo, buscando apoio para a cadeia produtiva do turismo tradicional e criativo da cidade, além de linhas de crédito para empreendedores de maior porte. 

“A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife está sempre de portas abertas para o setor e trabalha incessantemente na conexão e interlocução em prol do trade turístico e toda a cadeia produtiva desde o início da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas semanas, as tratativas estão em andamento e já surtiram efeito, como a articulação com a Secretaria de Finanças do Recife para a suspensão do ISS por 90 dias e as facilitações nas linhas de crédito junto ao BNB”, afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Desde o início da crise do novo coronavírus no mundo, a Seturel se antecipou realizando uma série de treinamentos e capacitações junto à cadeia produtiva. Em janeiro, em parceria com o Recife Convention (RCVB), foi feito um treinamento com recepcionistas de alguns dos principais hotéis da cidade.

Ainda na primeira quinzena de fevereiro, foi realizada uma reunião, em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife, para preparar o trade para o que estava por vir. Em sequência, foram realizadas distribuições de materiais informativos referentes à Covid19, também como forma educativa. No início de março, o trade foi recebido pelo Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife. No encontro, os representantes do setor puderam expor as suas preocupações e demandas, que foram imediatamente direcionadas e encaminhadas para todos os órgãos responsáveis, nas esferas federal, estadual e municipal.

RECIFE VIRTUAL

Com a pandemia do Novo Coronavírus, o Recife enquanto destino turístico continua sendo divulgado de uma forma diferente e criativa. O instagram oficial da cidade, o @visitrecife, e o Portal do Turismo (visit.recife.br), se adequaram a este novo momento e têm mudado a sua forma de dialogar com o público, orientando sobre as medidas restritivas e também sugerindo receitas e brincadeiras para que o público se sinta na cidade sem sair de casa. Com a campanha “Recife é massa, de perto e de longe”, os canais são espaço ainda para divulgação de pacotes especiais realizados pela rede hoteleira, serviços de deliveries dos bares e restaurantes e muito mais.

SOBRE O CREDIAMIGO

A Prefeitura do Recife tem buscado soluções para ajudar pequenos empreendedores nesse momento de crise por conta do novo coronavírus. Pensando nisso, a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, por meio da Sala do Empreendedor, junto com o Banco do Nordeste (BNB) buscaram incentivar algumas iniciativas de geração de renda através do programa CrediAmigo, com a possibilidade de liberação de crédito financeiro e renegociações dos valores já disponibilizados.

Estão disponíveis ao pequeno empreendedor:

1. Concessão de crédito de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 21.000,00 (vinte e um mil reais); 

2. Concessão de crédito a pessoas negativadas, após uma análise das restrições;

3. Concessão de crédito solidário, a grupos de 3 (três) a 10 (dez) pessoas ou crédito individual, neste caso o CNPJ precisa estar ativo;

4. Beneficiários com empréstimo com data de vencimento de 19/03/2020 até 18/04/2020 poderão pagar esta parcela 30 (trinta) dias após o pagamento do último boleto do seu contrato.Caso não deseje prorrogar é só pagar normalmente;

5. Os prazos para pagamento das novas contratações de crédito foram aumentados e passaram a ser de até 7 (sete) meses;

6. Carência de 60 (sessenta) dias para pagamento da primeira parcela dos novos contratos;

7. Possibilidade de concessão de novo crédito, para os beneficiários de contratos com final até junho de 2020;

8. Micro empreendedor correntista terá isenções de tarifas para manutenção da conta corrente.

A Sala do empreendedor permanece a disposição por mensagens pelos WhatsApp (81) 992642040, (81) 991711181, (81) 994270810, (81) 994886150

Banco do Nordeste - Unidade CREDIAMIGO pelo telefone (81) 31984029 ou 0800-033-3033

Imprensa Recife