quarta-feira, 25 de março de 2020

Recife cria site para facilitar ainda mais o acesso da população ao Movimenta Recife

Com o sucesso do Movimenta Recife, aplicativo que estimula e orienta a população a praticar exercícios físicos sem sair de casa, a Prefeitura do Recife criou o site movimenta.recife.pe.gov.br, para facilitar ainda mais o acesso da população do conteúdo da ferramenta. Lançado na semana passada, o app já tem cerca de 21 mil usuários e chegou ao primeiro lugar do Brasil na área de Saúde e Bem Estar, além do quinto lugar na Áustria e na Bélgica.

O Movimenta Recife faz parte das 145 medidas já anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio para a contenção da Covid-19, e foi elaborado para minimizar o impacto da suspensão do funcionamento das Academias Recife, das Academias da Cidade e do Caminhão da Malhação, além da recomendação da suspensão do funcionamento das academias de ginástica privadas. Além do sistema Android, o aplicativo passou a ser disponibilizado também no iOS e contém videoaulas de ginástica e dança para serem praticadas em casa, nos níveis básico, intermediário e avançado.

As três atletas olímpicas que integram a equipe esportiva da Prefeitura do Recife – Yane Marques, Cisiane Dutra e Joanna Maranhão – gravaram vídeos para movimenta.recife.pe.gov.br videoaulas foram gravadas por professores de Educação Física que trabalham nas 19 Academias Recife e nas 42 Academias da Cidade.

“Agora, com o site, ainda mais pessoas poderão se exercitar em casa, com segurança e orientação profissional. A população quer continuar praticando exercícios físicos, que são fundamentais para o bem estar nesse momento de quarentena, e a Prefeitura não mediu esforços para disponibilizar o aplicativo e o site em tempo recorde”, destaca a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Após baixar o aplicativo, o usuário tem acesso a um tutorial explicativo em formato de texto, passa por um cadastro com informações básicas e em seguida escolhe o nível das atividades que pretende praticar.

Há também uma seção com atividades de dança e práticas integrativas. “Estamos gravando vídeos com Yoga, Automassagem, Meditação e práticas e técnicas ligadas ao Tai Chi Chuan. São vídeos bem explicativos, de aproximadamente meia hora, que ensinam o básico e os detalhes de cada prática, facilitando para o usuário realizá-la em casa. As atividades são eficazes para combater o estresse, acalmar a mente, melhorar o equilíbrio físico e mental e aumentar a imunidade daqueles as exercitam”, explica o coordenador das Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde do Recife, Nícolas Augusto.

Como utilizar

Aplicativo:

Site:


Imprensa Recife