quinta-feira, 19 de março de 2020

Recife anuncia contratação de mais 194 profissionais de Saúde para combate ao novo coronavírus

A Prefeitura do Recife divulga 20 novas ações do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19. Entre as medidas anunciadas está a contratação temporária de 194 novos profissionais de Saúde, sendo 15 médicos para a Atenção básica e 179 profissionais voltados para os novos leitos de UTI e retaguarda anunciados ontem pelo prefeito Geraldo Julio e pelo governador Paulo Câmara. Todos os servidores da Prefeitura do Recife serão convocados para trabalhar nas ações do Plano Municipal de Contingenciamento Covid-19.

Também foram chamados de volta à Prefeitura do Recife todos os profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social, Defesa Civil, Limpeza Urbana e Guarda Municipal que estavam cedidos a outros órgãos, com exceção dos que já estão atuando nos Planos Nacional ou Estadual de Contingência. Em adição, ficou determinado que os secretários e presidentes de órgãos deverão definir quais servidores podem cumprir suas funções de casa. Instituições públicas e privadas ficam recomendadas a fazer o mesmo. Com as novas medidas anunciadas hoje o plano chega a 112 ações.

Além disso, a Prefeitura do Recife irá publicar um decreto suspendendo todas as atividades do setor da construção civil, pública ou privada, que não estejam relacionadas às ações de combate ao novo coronavírus. Foram suspensas as atividades da Ciclofaixa de Turismo e Lazer e determinada a redução do horário de funcionamento dos Mercados Públicos, com a prorrogação por 90 dias da taxa de permissão para os lojistas instalados nos mercados administrados pela Prefeitura do Recife. Também será lançado um hotsite informativo com a disponibilização de material educativo para a população utilizar nas redes sociais.

Como forma de movimentar a economia criativa e ainda gerar conteúdo para veiculação durante as medidas restritivas, a Prefeitura do Recife vai convocar os vencedores do primeiro Edital de Conteúdo Remunerado Rádio Frei Caneca FM. Ao todo serão 44 programas para a grade da rádio pública do Recife. Ainda para apoiar os profissionais da cultura, a Prefeitura do Recife irá publicar um decreto simplificando a prestação de contas para o pagamento dos artistas que se apresentaram no Carnaval do Recife 2020.

A Prefeitura do Recife irá ofertar 20 vagas de isolamento domiciliar no Abrigo Emergencial do município para a população em situação de rua, nos casos de encaminhados pelo sistema de saúde. Serão suspensos os atendimentos presenciais na Autarquia de Previdência da Prefeitura do Recife (Reciprev), nas Salas do Empreendedor e das Agências de Emprego do Recife. Os trabalhadores poderão buscar os serviços através da internet. Também será lançada uma campanha de arrecadação de donativos para entidades filantrópicas que trabalham com crianças, idosos, pessoas com deficiência e outras ações de assistência social, por meio da plataforma Transforma Recife e iniciada a rede de solidariedade para os trabalhadores do Plano de Contingência, com a convocação dos voluntários para apoio dos profissionais.

Confira as 20 novas medidas anunciadas pela Prefeitura do Recife nesta quinta (19):

  • Publicação de decreto autorizando contratação emergencial de 194 profissionais de saúde, sendo 179 para as UTI´s e leitos de retaguarda para atenção aos pacientes com a COVID-19.
  • Prorrogação por 90 dias da cobrança da taxa de permissão dos lojistas dos Mercados Públicos Municipais.
  • Redução do horário de funcionamento dos Mercados Públicos Municipais, que passarão a fechar às 15h
  • Publicação de decreto convocando todos os colaboradores da Prefeitura do Recife para enfrentamento à COVID-19.
  • Suspensão das cessões de servidores da Prefeitura do recife das áreas de Saúde, Assistência Social, Defesa civil e Guarda Municipal com exceção daqueles que estejam trabalhando nos planos nacional ou estadual de contingência ao COVID-19.
  • Publicação de portaria da SADGP solicitando que cada secretaria ou órgão da Prefeitura informe quais servidores poderão trabalhar de suas casas (Teletrabalho) e recomendação às instituições públicas e privadas para que façam o mesmo.
  • Suspensão das atividades da Ciclofaixa de Turismo e Lazer.
  • Suspensão de todos os procedimentos do Hospital Veterinário do Recife, com exceção do setor de emergência.
  • Lançamento de hotsite informativo e com material educativo para rede sociais sobre a COVID-19 (novocoronavirus.recife.pe.gov.br).
  • Convocar os vencedores do primeiro Edital de Conteúdo Remunerado da Frei Caneca FM para assinar contratos, como forma de movimentar a economia criativa e produzir conteúdo para veiculação durante as medidas restritivas.
  • Simplificação das exigências referentes a prestação de contas de apresentações realizadas no carnaval 2020 para com isso agilizar pagamento de cachês dos artistas.
  • Suspensão o atendimento presencial na Autarquia de Previdência da Prefeitura do Recife.
  • Ofertar 20 vagas para isolamento domiciliar, no abrigo emergencial, para a população em situação de rua, nos casos que sejam encaminhados pelo serviço de saúde.
  • Publicação de decreto suspendendo as atividades do setor de construção civil, com exceção das obras e serviços públicos e das obras do setor privado necessárias ao plano de contingência para a COVID-19 federal, estadual e municipal.
  • Adiamento para o período entre 1° de maio e 31 de julho de 2020 do recadastramento anual dos taxistas do Recife.
  • Lançamento de campanha pelo Transforma Recife de arrecadação de donativos para as entidades filantrópicas que trabalham com crianças, idosos, pessoas com deficiência e outras ações de assistência social.
  • Início das atividades da rede de solidariedade para os profissionais envolvidos na emergência em saúde através do chamamento de voluntários para prestar apoio individual e esses profissionais.
  • Engajamento de líderes religiosos na rede de solidariedade para a produção de vídeos com mensagens de fé, esperança e autoestima para os profissionais envolvidos na emergência.
  • Suspensão do atendimento nas agências de emprego. Os trabalhadores poderão buscar os serviços através da internet.
  • Suspensão do atendimento das salas do empreendedor do município como medida para evitar a proliferação do coronavirus. O atendimento passará a ser remoto.

Imprensa Recife