Podcast Tais Paranhos

segunda-feira, fevereiro 24, 2020

Funase capacita sobre política de saúde voltada a jovens em conflito com a lei

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) promove, até esta quinta-feira (20), uma capacitação quanto à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI). O objetivo é atualizar os funcionários das unidades socioeducativas em um cenário de mudanças nas políticas públicas no campo de saúde mental, álcool e outras drogas. O evento está ocorrendo no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), no Recife.

A PNAISARI foi desenvolvida em 2014 pelo Ministério da Saúde em parceria com a então Secretaria dos Direitos Humanos e prevê a articulação entre entes estaduais e municipais para o atendimento de saúde voltado a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Da capacitação da Funase, estão participando agentes socioeducativos e profissionais técnicos que atuam no Grande Recife e no Interior. Alguns são dos Grupos de Orientação sobre Drogas (GOD) existentes nas unidades socioeducativas.

“Tem sido um encontro de quatro dias, em que abordamos, por exemplo, a questão da redução de danos, linha do cuidado de acordo com a política estadual sobre drogas. O intuito é dialogar com esses profissionais que estão na ponta do atendimento aos socioeducandos e construir novas formas de cuidado”, explica a coordenadora do Eixo Saúde da Funase, Mirtes Martins.

Imprensa Funase PE