quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Unidos pela Primeira Infância

Foi no auditório lotado do Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra (Senac Caruaru), onde mais de 600 pessoas se reuniram na manhã desta quarta-feira (02) para prestigiar o lançamento da campanha “Unidos pela Primeira Infância". O evento promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio do Grupo Técnico Intersetorial para Primeira Infância, composto pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Saúde, Educação, Políticas para Mulheres, Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural e Fundação de Cultura e Turismo, junto com a United Way Brasil, foi a apresentação das ações previstas pela campanha que incluem materiais de comunicação, oficinas, entre outros. 

A abertura foi com uma apresentação cênica do mestre mamulengueiro Sebastião Alves, o “Sebá”, que deu as boas vindas com o boneco de ventríloquo Benedito e a boneca de dança Mariá. Em seguida, entrou em cena uma apresentação de dança composta por fragmentos dos espetáculos Bandeira de São João e Baile do Menino Deus, apresentada pelas crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da SDSDH, com coreografias dos oficineiros do Balé Municipal e direção artística de Rodrigo Martins. No encerramento do evento o público pôde aproveitar o show ao vivo do multiartista pernambucano Antônio Nóbrega, que apresentou ritmos populares como caboclinho, maracatu e ciranda, e encantou o público com uma versão popular da música erudita “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa Lobos, entre outras que fizeram parte do repertório.

No encontro foram divulgadas as ações e programas que o município promove para crianças de zero a seis anos de idade, a exemplo do Seminário para Primeira Infância, realizado em maio de 2019, que contou com a participação de mais de 59 municípios. Foi também o momento de divulgar a atuação de Caruaru no Programa Federal Criança Feliz, que atende atualmente no município mais de 2000 crianças, puérperas e gestantes, em mais de 1000 domicílios, como Joice Caroline Florêncio, mãe de recém-nascido acompanhado pela iniciativa. “Eu gostei deles terem acompanhado meu filho e acho importante para cada mãe essa iniciativa de virem na nossa casa para saber de perto como está a criança, seu desenvolvimento”, declarou Joice.


“É mais que uma campanha, é um movimento para permitir que as crianças de Caruaru de zero a seis anos tenham garantidos os seus direitos. E não é só no discurso não, é na prática. É no cuidado da criança, desde sua concepção, na hora do nascer, nas creches que precisam ser cuidadas, e garantir também visibilidade desse tema para que as pessoas se sensibilizem e saibam da importância que é o investimento do poder público aliado à sociedade civil organizada, empresários, organizações não governamentais, para que as nossas crianças sejam cuidadas e com isso possam ter autonomia no seu desenvolvimento na fase adulta”, destacou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.


A diretora executiva da United Way Brasil, Gabriella Bighetti, apresentou a organização e falou de sua atuação para a primeira infância. “Trabalhar com o poder público para a gente é estratégico, e aqui em Caruaru encontramos uma equipe muito motivada para promover a primeira infância, já com ações concretas. A campanha é mais do que uma ação de comunicação. Tem ações de formação para as escolas, para os agentes da área social, e a ideia é que a gente consiga sensibilizar, tanto os técnicos quanto a população em geral, sobre a importância dos primeiros anos de vida”, ressaltou Gabriella.




Imprensa Caruaru