08/10/2019

Recife recebe primeira loja de aluguel de roupas on line

Em plena era do compartilhamento, um aplicativo de aluguel de roupas online vem expandindo sua atuação pelo País. O LOC foi criado na Bahia e conta hoje com mais de 10 mil cadastrados em diversas cidades do Brasil. São roupas e acessórios de todos os estilos, tamanhos e marcas. Há peças masculinas também, mas os armários femininos são os que prevalecem. Aqui em Pernambuco, as licenciadas pelo LOC são as empresárias Ivany Vilarim e Virgínia Sampaio Ribeiro.

O aplicativo é útil tanto para quem quer alugar quando para quem quer colocar suas roupas e acessórios para a locação. Virgínia explica que o ponto de partida é entrar no site e realizar um cadastro. Para quem quer ganhar dinheiro com as roupas, o passo seguinte é tirar fotos e fazer um armário virtual, com a descrição da peça, o preço para aluguel e o valor original de cada produto.

Todas as transações são feitas através de cartão de crédito. Os alugueis têm duração mínima de uma semana, mas quem solicita pode escolher ficar com a roupa por mais tempo. A sugestão do LOC é que o preço semanal do aluguel corresponda a 10% do valor original da peça.

As perguntas que todos mais fazem sobre o aluguel online são as mesmas feitas para o aluguel em lojas físicas: o que acontece se a peça for danificada? E se alguém desaparecer com minha roupa? Ivany explica: mesmo não tendo havido qualquer episódio desse, os usuários têm toda a segurança, pois em caso de danos irreversíveis, ele será ressarcido pelo valor original de compra que é informado na peça. Quem faz a compensação é o próprio locatário, que, no ato do cadastro, se responsabiliza pelos cuidados com cada produto.

A empresária ressalta que alugar roupas têm inúmeras vantagens. A maior delas é a economia para quem aluga e o ganho extra para quem disponibiliza para o aluguel. Além disso, é possível ter uma variedade grande de looks sem precisar ocupar o guarda-roupas com tantas coleções. Mas não se trata apenas de economia pessoal de dinheiro: “a grande vantagem e necessidade de usar o LOC é a sustentabilidade: os consumidores estão bastante atentos à utilização mais racional dos recursos. Não é uma questão de ter ou não ter dinheiro, mas de evitar desperdícios. Para quê ter um armário lotado de peças que não são usadas?