quarta-feira, 18 de setembro de 2019

12º Jogos da Pessoa Idosa do Recife começam em clima de muita animação

Aos 64 anos, dona Norma Pereira da Silva dá exemplo de energia e animação. Trabalha como costureira até tarde da noite, faz questão de não ficar parada em casa e convive sempre com a turma da sua idade. Na tarde desta quarta (18), ela participou da abertura dos 12º. Jogos da Pessoa Idosa, que aconteceu na quadra do Clube Português, reunindo 33 grupos da terceira idade numa grande festa que teve o objetivo de estimular o envelhecimento saudável e ativo, a qualidade de vida e a integração social. Os Jogos vão até o dia 8 de outubro e incluem oficinas, competições adaptadas, mostra cultural e caminhada.

“Não dá pra gente ficar velha e entrevada. Por isso trabalho bastante e tenho apoio do meu filho em tudo o que faço. Os jogos são ótimos e vou participar de tudo! Eles nos estimulam a conviver com mais gente, treinar, jogar futebol. Na quinta-feira já vou para as oficinas”, garante dona Norma, que mora em Afogados e faz parte do Grupo do Cabanga. Outra animada participante da abertura foi Assunção Mouta, 78 anos, ligada ao Grupo da Terceira Idade de Santo Amaro. “Participo dos jogos desde o começo. Gosto de tudo. Conheço gente, faço amizade, aprendo a dançar melhor”, afirma.

Os 12º. Jogos da Pessoa Idosa bateram recorde de participação este ano, com 1050 inscritos, 10% a mais do que em 2018. “A energia de vocês é muito contagiante. Espero que todos se divirtam muito e desfrutem bem dos jogos, que são o ponto culminante de toda uma programação voltada ao público idoso”, destacou a secretária executiva de Esportes, Yane Marques. O evento é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.

PROGRAMAÇÃO - O tema deste ano é “Viver a cultura pernambucana na velhice é o melhor presente da vida”. Após a abertura, a quinta-feira (19) será dedicada às oficinas, que acontecem a partir das 8h, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. A próxima etapa são as competições esportivas adaptadas, da segunda (23) à quarta (25), também a partir das 8h, no Compaz Ariano Suassuna. Haverá 13 modalidades: Voleibol, Basquete, Handebol, Futsal, Hóquei, Golfe, Boliche, Dominó, Dama, Estafeta, Arremesso de Pelota, Acerte o Alvo e Arco.

Na quinta (26), a partir das 14h, é a vez da mostra artístico-cultural, às 14h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Os 33 grupos de idosos farão apresentações dentro do tema do evento, divididos em blocos com temáticas indígena, portuguesa, afrodescendente e espanhola, na forma de danças, poesias, teatro e jogral. A caminhada movimenta o Bairro do Recife, às 8h do domingo (29), com saída no Marco Zero. E a festa de encerramento e premiação está marcada para as 14h do dia 8 de outubro, às 14h, no Clube Português.

Imprensa Recife