quinta-feira, 30 de maio de 2019

Palma será instrumento de parceria técnica entre IPA e o Estado de Zacatecas, no México

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), está formatando parceria com a Secretaria do Campo do Governo do Estado de Zacatecas, no México, tendo a palma como ponto de encontro principal entre os estudos desenvolvidos em ambos os países. Para isso, as instituições realizarão, inicialmente, uma série de videoconferências para iniciar essa troca de experiências.

A primeira delas ocorreu no dia 28 reunindo estudiosos do IPA, além do presidente Odacy Amorim, assim como os profissionais mexicanos que, por vídeo, já realizaram uma primeira conversa no sentido de apresentar, por exemplo, as espécies de palma mais resistentes encontradas tanto no bioma brasileiro quanto no mexicano.

A partir daí, por assim dizer, vão ser feitos comparativos entre elas, quais podem melhor se adaptar às regiões para que sejam feitos estudos de melhoramento genético da palma, oferecendo plantas mais resistentes às pragas e de melhor aproveitamento – tanto na alimentação animal quanto humana. Em 15 dias haverá uma nova videoconferência para troca de dados entre os profissionais.

Imprensa IPA