quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Ipojuca recebe obra para melhoria do abastecimento de água

A sede municipal de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, está recebendo uma obra de melhoria do fornecimento de água, que vai beneficiar mais de 18 mil pessoas com o abastecimento contínuo. Esse resultado será alcançado por meio de um conjunto de investimentos feitos pelo Governo do Estado na ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), substituição de tubulações, troca e expansão das ligações domiciliares, construção de dois reservatórios, além da implantação de válvulas e macromedidores na rede de distribuição - ações que permitirão aumentar o controle operacional do sistema. Para incrementar a produção, também foi construída uma nova adutora, com quatro quilômetros de extensão, que transportará mais água para a ETA a partir da Barragem Três Passagens, localizada em Ipojuca.

A obra, que é realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, já está na segunda etapa de execução e será finalizada em setembro deste ano. Para realizar todo projeto são investidos R$ 4 milhões, recursos próprios da Compesa e também da Caixa/ OGU. “Com todas essas ações e o trabalho de setorização, que permitirá equalizar as pressões na rede e melhorar a eficiência operacional do sistema de abastecimento, vamos atender satisfatoriamente a parte alta da cidade, assim como reduzir as perdas no sistema. Nossa intenção é retirar o Centro de Ipojuca do rodízio”, explica o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza. As frentes de serviços estão atuando agora para o assentamento de rede na Rua do Monumento, e na substituição de ligações domiciliares na Rua João de Barros e na Avenida José Bernadino da Rocha.

Todo projeto prevê o assentamento de dez quilômetros de rede de distribuição de água, a instalação de 3 mil ligações domiciliares e a construção de dois reservatórios com capacidade para armazenar 650 e 200 metros cúbicos de água. A reforma na ETA permitirá que a unidade dobre a capacidade de tratamento, passando a produzir 40 litros de água, por segundo. Essa obra também vai possibilitar atender com água de qualidade 500 imóveis na localidade do Campo do Avião - comunidade que hoje é abastecida precariamente por meio de um poço administrado pelo município.

Imprensa Compesa