sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Concurso de Redação vem com alerta: cuidado com a Zika

A Linha Direta “Vera”, canal de comunicação (telefone e mensagens por whatsapp) com orientações seguras sobre direitos reprodutivos e sexuais, traz um alerta sobre o vírus Zika neste verão. Época em que aumenta a incidência da infestação do mosquito Aedes Aegypti. Até 06 de novembro, foram notificados 176 casos de síndrome congênita do Zika, em Pernambuco, desses, 18 óbitos foram registrados, sendo 01 óbito fetal, 11 bebês morreram ao nascer e 06 após o período do nascimento.

Para reforçar este momento, o Grupo Curumim lança o Alerta de Verão – Saúde, direitos e cuidados em tempos de Zika, ação que conta com duas ações: o reforço a linha direta e a promoção de concurso de redação com estudantes para tratar do tema. As ações do concurso se iniciam neste sábado (15), na Escola Arraial Novo Bom Jesus, no bairro de Torrões, Zona Oeste do Recife, com a realização de formação com estudantes e profissionais de educação.

A escola é a primeira unidade do município a receber o concurso de redação, que já é realizado pelo Grupo Curumim desde 2015. Cerca de cem meninas, dos 7º, 8º e 9º ano participarão da atividade, que, em sua sétima edição, aborda como tema Saúde, direitos e cuidados em tempos de Zika e alerta sobre a importância dos cuidados relacionados à saúde sexual e reprodutiva, no cenário da Zika enquanto doença sexualmente transmissível (DST). Como premiação do concurso de redação, as meninas receberão rádios, tablets e bicicletas. 

“Espero que as informações das oficinas, o incentivo à pesquisa, e os momentos de reflexão crítica sobre o contexto em que as meninas estão inseridas, sejam um despertar para o enfrentamento à violação de direitos. E que as meninas saiam fortalecidas ”, afirma Sueli Valongueiro, do Grupo Curumim.

Os concursos de redação realizados pelo Grupo Curumim propõem um diálogo com a comunidade escolar (estudantes, professoras e gestoras), sobre direitos sexuais e reprodutivos das adolescentes. Edições anteriores aconteceram nos municípios de Goiana, Passira e Petrolina, refletindo sobre temas diversos que impactam nas vidas de meninas e mulheres. A iniciativa também provoca o aprendizado de questões mais subjetivas como autoestima e possibilita às adolescentes, o desenvolvimento da escrita. Este ano, o concurso é apoiado pelo Consórcio Latino Americano contra o Aborto Inseguro (CLACAI), rede de profissionais, serviços e organizações que trabalha pelo acesso e qualidade à saúde sexual e reprodutiva.

Além da atividade deste sábado (15), quando será realizada a formação com estudantes e professores/as, abordando o tema, na terça-feira (18) será o momento da aplicação da redação na escola e no dia 26 de dezembro o seminário de premiação do concurso. Paralelamente a essas atividades, ações educativas e informativas serão divulgadas pelo Grupo Curumim em meios de comunicação e redes sociais, além da linha direta estar aberta no atendimento às mulheres. 

A Linha Direta “Vera” é um desdobramento da campanha criada, em 2016, pelo Grupo Curumim, com foco no enfretamento à epidemia do vírus Zika que ainda atinge as mulheres. O atendimento é gratuito. 

Serviço:
Alerta Verão: Saúde, direitos e cuidados em tempos de Zika

- Concurso de alerta sobre a importância dos cuidados relacionados à saúde sexual e reprodutiva, no cenário da Zika enquanto doença sexualmente transmissível (DST).
Formação com estudantes: sábado (15), a partir das 8h.

- Linha Direta Vera
Informações e dúvidas sobre direitos reprodutivos e sexuais 
Atendimentos de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Fone: (81) 9.85807506.

Com informações da jornalista Catarina de Angola