terça-feira, 9 de outubro de 2018

Verifica aí se é fake...

Em tempos onde as fake news se reproduzem em segundos, chega no Recife a mais nova iniciativa em checagem de informações, a Verific.Ai já está disponível no Play Store para celulares Android, e em breve disponibilizaremos também para ios e desktop. Trata-se de um trabalho de mestrado da jornalista Aline de Souza, mestranda em Indústrias Criativas na Universidade Católica de Pernambuco. 

"A ideia Surgiu há mais ou menos um ano e meio, quando estava estudando a mudança na forma de consumo da notícia com a internet e as redes sociais, tendo em vista que as notícias falsas circulam com uma velocidade absurda, é tentar automatizar parte do processo de checagem de notícias para frear os compartilhamentos. Ou pelo menos criar um filtro a mais, afirma a jornalista.

O aplicativo consegue checar, por exemplo, se a notícia está presente em uma lista de 40 sites de comunicação da mídia tradicional, se a notícia tem autoria divulgada, se tem capslock (maiúsculos) no título, se está presente em uma lista de sites conhecidos por compartilhar notícias falsas